quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Educação e inclusão


A educação deve ensinar a ver,mas será que enxergamos bem?
Segundo Marx e Mészáros é preciso priorizar o ser humano e auxiliá-lo em suas necessidades materiais e espirituais,todo conhecimento é para sua ajuda e qualificação.
Ao assistir este vídeo fiquei refletindo sobre que tipo de educação oferecemos para as crianças portadoras de necessidades especiais. Apesar de haver um movimento a favor da inclusão dessas crianças (e de jovens/adultos) na escola normal e conseqüentemente na sociedade respeitando suas potencialidades muito pouco se tem feito para qualificar os estabelecimentos educacionais e professores nas diversas áreas .

Tony Melendez nos coloca "aos olhos de Deus eu sou inteiro",buscou através da música sua inclusão, precisamos encontrar formas de incluir nosso educando no meio em que vive formando - o com igualdade e qualificando -o para interagir na conquista de uma sociedade mais justa. Aos olhos de muitos a educação é a base da mudança,sigamos pois em busca de ideais e utopias...

"Não me digam que não podem...tem um mundo que só está esperando você dizer SIM".
(Tony Melendez)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Curiosa...eu ?!

Diz um velho ditado :"a curiosidade matou o gato!"
Ainda bem que o tal bichano diz ter sete vidas pois assim não dencoraja os curiosos de plantão.
Falando em curiosidade...
Percebo através dos projetos a importância da valorizar e instigar a curiosidade na busca de novas aprendizagens. Buscando subsídios para compor um projeto senti que há muito mais saberes por trás do que realmente pensamos saber.
Foi um tal de procurar,olhar,tentar compreender e comparar que dava gosto. As explicações dadas eram sempre insuficientes e sempre serão para aqueles mais afoitos.
O projeto do qual faço parte , http://decodificandocodigos.pbwiki.com/, fala sobre códigos e inclui os de barra encontrados praticamente em quase tudo hoje em dia. Apesar de receber muitas informações sobre os mesmos ,o que me chamou atenção foram os códigos de barra personalizados ,como o exemplo que vemos no início desta postagem.
Onde será que este tipo de código é usado ?
Você já viu algum tipo de código personalizado impresso em mercadorias ?
Está curioso(a) heim !
Passe pelo projeto no link acima informe-se ,contribua,mate a sua e a nossa curiosidade afinal "não existe um saber,existe saberes diferentes".

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pedagogia do amor


Nossa história e a história da educação tem para todos uma importância ímpar.
Ao ler os textos de Paulo Freire, Weber,Maturana e Durkheim percebo uma ligação entre os fatos ocorridos na história de cada um e de todos nós,resultando na consciência de que somos seres inacabados em constante transformação.
Um dos autores diz que a sociedade é responsável pelo indivíduo,outro diz que esta mesma sociedade se firmou e transformou através dos tempos e a partir de vários tipos de dominação. Maturana nos explica que as mudanças seguem um curso definido a partir das emoções,gostos ,medos sonhos e anseios.
Paulo Freire nos sugere uma pedagogia do amor baseada na reflexão,alegria,criticidade,aceitação e comprometimento.
Portanto é verdadeiramente possível concordar com todos,visto que refletindo sobre a história e dialogando no presente transformaremos o amanhã.
Através da mudança cultural também temos a mudança emocional que mexe com o nosso "eu" (professor ou cidadão) peça fundamental para trazer uma educação transformadora e inclusiva.