domingo, 9 de dezembro de 2007

Minha Obra

Esta imagem foi copiada devido a minha impossibilidade de realizar a tarefa de acordo com a sugestão do professor. Conforme os registros feitos,meus movimentos estão limitados em função da cirurgia realizada em meu braço direito,como sou destra , optei por copiar a imagem que traduz o meu olhar como Velázquez, mantendo assim o trabalho com fiel autenticidade.Inicialmente não creio que o pintor esteja utilizando a tela enorme que cobre sua visão, acredito que ele está pintando um outro quadro que está encoberto por ela.Como ponto de partida,tomei como referência a dúvida que paira sobre o suposto espelho refletindo a imagem do casal real. Sendo assim tomei partido ao espelho que reflete somente a imagem de suas cabeças justificando a posição em que se encontra e a altura do casal,que estão acima dos demais, bem como a suposta tela que está sendo pintada. Um outro fato é saber que a sala tem duas fontes de luz: a porta ao fundo e a janela que se encontra perto das crianças. Olhando por este angulo acredito que neste espaço onde se encontra o casal real é uma parede onde cabe um trono ou se pode pousar para o pintor.Também as meninas me parecem estar dançando ao som do músico que toca para o casal real,amenizando seu tédio ao permanecerem estáticos para a pintura.O homem na porta parece observar e apreciar o que se passa na grande sala e a pessoa ao lado da freira seria uma dama de honra da rainha. Os guardas (guardiões) justificam por si sua presença.
Postado por Jaqueline às 02:20 1 comentários
Marcadores:
Domingo, 7 de Outubro de 2007

Essas máquinas maravilhosas

Fazendo uma retrospectiva,encontrei algumas postagens do início da minha caminhada referindo-se ao uso da tecnologia. Veja abaixo trechos de duas postagens feitas no diário do meu wiki (japavipbwiki.com):

"...hoje terminei algumas tarefas que estavam pendentes,conversei com a tutora da sede (Anice) no skype e ela me ajudou a solucionar algumas dúvidas.
Achei muito legal,fiquei impressionada com esta tecnologia,cheguei até me emocionar,meu coração parece que ia sair pela boca.
Continuo perdida em meio as senhas, blogs,wikis e mais este monte de janelas e tarefas mas não perderei as esperanças ,um dia ainda vou dar boas risadas destas minhas loucuras todas. (Alvorada 23/04/07) ..."

"... ainda continuo com uns probleminhas de conexão no meu computador,um pouco é pela minha falta de experiência, em parte é funcional.Mas tenho força de vontade e quanto mais complicado mais me sinto desafiada a seguir.
Hoje estive no pólo para pedir ajuda e consegui. Falei no skype com a profª Íris e ela me ajudou a concretizar na página da minha sala de aula o que eu havia imaginado mas não tinha conseguido. As tutoras Rosaura e Graça também me deram aquela força.
Agora a minha página "sala de aula " está bem mais bonita,coloquei vídeo e gráficos,ficou bem melhor mas quero ainda aperfeiçoa -la.(Alvorada 12/06/2007)..."
Pelo que se pode entender ,fica claro a falta de conhecimento e habilidade no uso da tecnologia.
Felizmente muita coisa mudou de lá pra cá e como disse ,já estou dando algumas risadas das loucuras que fiz no início. Hoje não fico tão nervosa ao conectar-me e aprendi a lidar com todas aquelas senhas e páginas mas tenho muito que aprender ainda.
Depois que se começa a conhecer melhor o computador e as possibilidades que ele oferece torna-se um vício,cria-se um vínculo, e por que não dizer ,uma cumplicidade entre a máquina e o usuário que busca ,pesquisa ,cria,copia,se informa e se integra com o mundo.
Acredito que atualmente o sonho da grande maioria dos professores ,principalmente nós do PEAD , seria um laboratório de informática nas nossas escolas para por em prática muito do que aprendemos até o momento e que ainda iremos aprender. Imaginem quanta troca de experiências e novas aprendizagens poderemos construir com nossos alunos.
Aprender e ensinar,nos divertir e nunca estar só,que máquina maravilhosa!

sábado, 17 de novembro de 2007

Um novo olhar

Quando visitei a bienal pela primeira vez confesso que entrei em conflito.
Como as pessoas enxergavam arte naquelas peças?
Porque eu não conseguia ver o lado magnífico que elas enxergavam?
O que estava tão escondido de mim?
Descobri o que estava escondido : o conhecimento e a história da arte.
Após o início da interdisciplina de artes visuais e com as leituras feitas consegui um novo olhar sobre os trabalhos artísticos em todos os sentidos.
Minha visita a bienal neste ano teve uma outra interpretação,o MARGS e os trabalhos expostos no Santander cultural faziam a conexão entre o artista,a obra e a história.
Analisando a questão da arte na escola , como tantos infelizmente sou adepta a boa e velha folhinha mimeografada(nem sempre é claro), alguns trabalhos diferenciados com colagem ,pintura , recortes entre outros que podem com certeza ser melhorados já foram utilizados.
Levar os alunos a visitações de artes onde irão adquirir subsídios para manifestar se eu artístico ,criar e recriar ,acompanhados pelo professor e seu embasamento teórico que antes era desconhecido,é uma grande necessidade.
Com certeza os trabalhos desenvolvidos a partir deste novo olhar trarão satisfação para ambos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Relatos de Experiências

Nestes relatos há uma postagem sobre os softwares sociais (publicado por Iris às 19:05 [Link Permanente] [44 comentários]),onde relatam a experiência com blog que envolveram alunos de quatro escolas diferentes em dois estados,Minas Gerais e Santa Catarina.
Para o relator o blog cooperativo foi um incentivo a construção social da escrita,comunicação e colaboração.
Argumenta que os alunos se sentem incentivados ao terem seus trabalhos visitados e comentados.Também usam ferramentas e participam de chats para troca de experiências.
Mostra que os alunos estão aprendendo a trabalhar colaborativamente ampliando seus horizontes para além das salas de aula.
Neste projeto há aprendizado dos dois lados (entre professores e alunos).
Penso que evidencia claramente argumentos que comprovam a intenção,as ações e o resultado esperado.
Há links(evidências) que nos remetem a este processo de aprendizagem como parte deste projeto.
Concordo com a experiência descrita,é um trabalho lento,que traz muita resistência por parte dos professores principalmente por estarem presos ao tradicional e temerem as novas descobertas.
Em nosso curso,lidamos com toda esta tecnologia que nos causa medo e deslumbramento,assim como os alunos,a cada visita e comentário que recebemos no blog a motivação aumenta.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Argumentos e Evidências

Olá,professoras !
Inicio meu comentário descrevendo minha interpretação sobre o que é argumento e evidência.
Evidência é o material que dispomos para desencadear uma argumentação. Diante de comentários e observações na argumentação,comprovamos se a evidência é relevante ou não.
No nosso trabalho docente também podemos observar evidências e argumentos. São evidências o nosso próprio trabalho e o rendimento dos nossos alunos em relação a aprendizagem.Os argumentos são as observações feitas,propostas de estudo e formação diante destes fatos que sejam relevantes para comprovar ,modificar ou corrigir este desempenho.
Então...
No filme observo uma evidência concreta : a faca. O argumento é o raciocínio e as observações feitas pelo jurado que levou os demais a deduzir que a faca era tão comum que qualquer um podia ter ou comprar,descaracterizando-a como evidência.
Na minha opinião o filme retrata muitas outras evidências e a cada uma delas houve uma argumentação que as descaracterizaram levando os jurados a reavaliar,analisar e deduzir sobre a inocência do rapaz.
Um abraço.
Jaque muito bom!! Fizestes uma excelente relação com a escola. Um abraço
Bea

domingo, 11 de novembro de 2007

Deixando cair a máscara


Ser professor é um exercício de reflexão ,transformação e aceitação diário.
Reflexão porque a cada dia temos que pensar como e pra quem estamos ensinando.
Aceitação porque devemos ter consciência de que nem tudo é como gostaríamos ,financeira e profissionalmente.
Transformação com o objetivo de resgatar da melhor maneira o que pensamos ou pensávamos ,aceitar e buscar meios de modificar a realidade.
Em algumas de minhas postagens nos fóruns fiquei um pouco chateada em não poder contribuir com atividades realizadas , interessantes para a troca de experiências.Vejam abaixo parte destes comentários nas interdisciplinas de teatro e artes visuais :
"Lendo e realizando as tarefas desta interdisciplina confesso que me achei um dinossauro das artes,fiquei realmente chocada com minha visão e os trabalhos realizados com os alunos sobre arte".
"Acredito que as dificuldades apresentadas se deram em parte por trabalharmos pouco com o lúdico em sala de aula".
Declaro aqui uma dificuldade que nós ,em grande maioria trazemos de nossa vida estudantil,pois não recordo atividades tão lúdicas e significantes daquele tempo.
Agora os tempos são outros,há estudos e cursos de qualificação para mudar a realidade que conhecemos.
Não somos culpados e nem seremos julgados pelo modo de que fomos ensinados e pelo qual estamos passando para os nossos alunos,apenas fomos preparados de acordo com a filosofia da época,que era a melhor naquele momento.
Temos culpa sim se continuarmos trabalhando sem mudanças ,pensando que somos os donos da verdade, fechando os olhos para as grandes mudanças que ocorrem no mundo a cada dia.
Deixar cair a máscara nada mais é do que admitir nossas fraquezas ,somos profissionais em busca do conhecimento que ainda não temos ,(em grupo ,com nossos alunos,na sociedade,no mundo ou sozinhos),o importante é adquirir esta aprendizagem.
Encerro com o pensamento de A.Herculano:
"Eu não me envergonho de corrigir e mudar minhas opiniões,porque não me envergonho de racionar e aprender"

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Musicando


Sempre gostei muito de ouvir música,muito mais do que assistir televisão.De uns tempos pra cá, devido a minha jornada de trabalho,não tenho feito nenhuma coisa nem outra.
Notei que não estava mais "musicando" com o início da interdisciplina de música .Ao iniciar as atividades recuperei muitas lembranças ao pensar em certas músicas,algumas boas outras nem tanto,mas importantes para minha história de vida.
O maior resgate nesta atividade foi perceber novamente o quanto a música faz parte da minha vida,desde minha infância,na minha religião,no meu trabalho,como expressão ou terapia. Fui fazendo uma regressão no tempo para ver até que idade eu lembraria de alguma música marcante,consegui chegar ao tempo que estava na terceira série,quando tinha aula de música junto com educação artística.
Como era gostoso cantar !
" Se és feliz quero te ver bater as mãos,
se és feliz quero te ver bater os pés,
se és feliz ,pra eu poder acreditar,
se és feliz quero te ver bater as mãos ,bater os pés..."
Será que algum dia você cantou esta música ?
Não importa ! O que realmente importa é que eu era feliz cantando e agora eu não tenho passado para meus alunos este momento tão prazeroso.
Se a música é nossa mensagem,e com ela damos ,conhecemos e recebemos sentimentos,sejamos então a "nota azul" de nossas crianças,aquela que os acertará em cheio.
Que lembrança gostosa eles podem ter ao lembrarem dos seus tempos na escola ,cantando conosco e ouvindo através da música nossa mensagem se tornando palavra.




segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dupla Comemoração


Psiu ! Vou te contar uma coisa.
Esta que está aí atrás,nossa colega Rejane,completa hoje mais uma primavera.
Aproveito a oportunidade para parabenizá-la ,e a todos os professores,pela grandeza deste dia.
Ser professor é caminhar junto com o tempo,propondo e fazendo sabedoria. É aquele que estende a mão,inicia o diálogo e caminha para a aventura da vida.
Isto tudo encontro nesta pessoa que de certa forma é a culpada de eu estar aqui com vocês.Foi ela quem me incentivou,incomodou,sacudiu,perturbou a minha vida até que eu aceitasse fazer o vestibular. Vocês não têm noção do que ela é capaz quando enfia uma coisa na cabeça.
Começamos assim,nos conhecemos a uns dez anos atrás,fizemos amizade,trabalhamos em classe paralela,depois nos afastamos e tornamos a nos reencontrar. Nesse reencontro firmamos mais nossos laços de amizade,por sua influência estou no PEAD,ela engravidou e agora vai ter que me aturar pro resto da vida me honrando com o convite de ser a madrinha da sua filhinha Vitória.
Agradeço a ti,comadre,por escutar meus pensamentos,por compreender meus sonhos,por conviver com meus defeitos e por querer estar ao meu lado durante todos estes anos.
Parabéns pelo aniversário e por ser uma professora dedicada e competente,que estimula e enriquece a todos com tua presença e amizade.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES A TODOS !



sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Grandes crianças ou crianças grandes ?

Este garotão é meu filhote Victor,em foto tirada no dia 01/09/07 (batizado dos bixos).Olhando para ela e analisando o que ocorreu no dia seguinte (nosso acidente) fiquei pensando na fragilidade do ser humano e o quanto temos a aprender e ensinar :a nossa missão de um modo geral como pai,mãe,filho,amigo,irmão,educador...
Pensando como educadora precisamos refletir sobre o olhar que temos a todas as crianças, nossos alunos principalmente ,observando que hoje somos o presente e elas são o futuro.
Onde estaremos no futuro? Será que deixaremos a elas alguma aprendizagem que nos farão lembrar e que farão delas sujeitos da sociedade,críticos e democráticos?
E por falar em criança...
Grande homem é aquele que não perdeu o coração de criança.
Todo mundo carrega dentro de si uma criança. E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto. Crescemos e temos que ser sérios.
Então,aproveitando as interdisciplinas (teatro,música,ludicidade,literatura...)aproveite para brincar,sonhar,cantar,conversar com você mesmo.
Coloque uma panela na cabeça e solte o (a) menino (a) maluquinho (a) que existe dentro de você !
Só não vale subir no muro e achar que sabe voar né? (Já chega uma quebrada no PEAD).
Feliz dia das crianças !
Que Nossa Senhora Aparecida e seu anjo da guarda estejam sempre presente ,protegendo de todos os males desta vida.

sábado, 29 de setembro de 2007

Novas atividades


As atividades das novas interdisciplinas estão muito interessantes.Uma proposta que nos remete ao passado e aos contos de fada,leituras ,entrevistas e filme,sem contar que teremos o teatro na próxima presencial.
Por falar em teatro,aprecio muito mas infelizmente tive poucas oportunidades de assistir a peça teatral,o que lastimo. As poucas que assisti ,realmente me fascinaram,confesso que faz muito tempo e que nem lembro do título da peça,mas o interessante é que ficou aquele gostinho de quero mais, a magia e o encanto que me cativaram.
Na próxima aula presencial,depois de muitas ausentes ,estarei presente e já foi avisado que será especial. Será que vamos encenar algo? Que surpresas nos esperam?
Creio que como as outras interdisciplinas essa também trará um grande prazer. Prazer este que vamos reaprender e passar para os nossos alunos. Se formos encenar precisa ter um papel para mim,talvez um passarinho da asa quebrada quem sabe é uma boa sugestão(rsrsrsrsrsrs).
Voltando ao tema,as atividades caíram como uma luva ,no meu ponto de vista,para ilustrar a postagem anterior.São integradoras,aguçando a participação em grupo e a interação de todos.É o reflexo da visão analítica de nossos professores e tutores ,sempre perspicazes e atentos aos objetivos propostos, trazendo com isso a garantia da qualidade do curso.


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Você é concha ou aranha ?


Conforme anunciei anteriormente (postagem 27/07/07),enquanto veteranos descansavam os bixos estudavam e refletiam.
Considero muito importantes as observações feitas naquela presencial onde pudemos desabafar e expor nossas angústias e medos,metas e desafios.
Entre tantos desabafos ficou a certeza de que todos sentiam-se desconfortáveis diante de tanta tecnologia e mudança.
O fato é que tudo não passa de pura provocação.Estamos em um curso pioneiro onde a necessidade de comunicação e interação se faz necessária e contínua para o bom desempenho das atividades e alcance dos objetivos. Diante de tantos desafios e provocações é fato que todo ser humano reage de forma diferente: uns choram, outros desistem, se atrasam, brigam, lutam ainda mais... outros se calam e fecham -se como conchas.
Neste momento inicia - se um grande conflito entre todos: Como saber o que está acontecendo ? O que e por que mudou ? São perguntas que não querem calar!
De tudo que falamos aquele dia ficou a certeza de que todos somos aranhas da mesma teia e precisamos dela para sobreviver.
Nossa teia é o PEAD,nós as aranhas, sobrevivemos ajudando umas as outras quando respondemos aos e-mails, buscamos ajuda (professores,colegas e tutores), fazemos ou respondemos comentários, desafiamos e somos desafiados, discordamos,concordamos e debatemos opiniões ou simplesmente lembramos daquela aranha que está ausente,que por alguma causa caiu da teia e tentamos resgatá-la de qualquer forma .
Todas as aranhas deveriam dar uma escorregadinha,para de fora perceber a sua importância nesta teia.
Nesta escorregadinha que dei, pude perceber a minha importância nesta teia . Mesmo com minha perninha de aranha machucada fiz questão de fazer esta postagem,não para parecer melhor ou pior que alguém ,mas para fazer a minha parte na mudança de todos.
Tenho escutado muito que tudo mudou de um semestre para outro,então gostaria de dar o primeiro passo para que sejamos uma grande teia.
Aos veteranos sugiro que mostrem aos novatos o que perderam no primeiro semestre e aos novatos sugiro que mostrem aos veteranos por que chegaram até aqui.
Não se feche como conchas.Brinque,sorria,converse,discuta,opine,brigue se for preciso mas seja a aranha que nutre a grande teia.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Batismo dos Bixos




Agora estou oficialmente batizada!




A festa estava muito boa,como sempre fiquei super emocionada (chorei para variar!),vesti a camiseta literalmente e aproveitei a festa junto com os professores ,colegas ,tutores,minha madrinha e querida comadre,meu marido e colegas.
Foi um privilégio estar lá ,participando daquele momento que foi preparado com tanto carinho para os bixos/07.
Obrigada a todos que de qualquer forma colaboraram para que me sentisse tão acolhida e importante membro desta conceituada faculdade(senti falta da tinta no rosto rsrsrssrs).



















quarta-feira, 5 de setembro de 2007

"Tô dodói"


Depois de uma bela festa ,muito riso e diversão ,o grande susto.
Alguns pontos pelo rosto,costela,clavícula e úmero quebrados ,dor pelo corpo e muitos hematomas. Este foi o saldo obtido no acidente que tivemos(eu,meu marido e meu filho)no domingo 02/09 quando tentávamos socorrer meu filho de um quadro convulsivo e parada respiratória e capotamos o carro. Mas Deus não nos desamparou e nos carregou no colo.
Felizmente estamos vivos e isso que importa . A recuperação vai ser muito lenta ,terei que passar por uma cirurgia, colocar platina , parafusos e aprender a digitar com a mão esquerda.
Aproveito para agradecer a todas as manifestações de carinho, pelas orações e apoio que recebi dos colegas,amigos,professores e tutores ,vocês me encheram de coragem e força para continuar a minha recuperação.
Peço desculpas desde já por que não poderei responder a todos os e-mails enviados mas sempre que postar agradecimentos saibam que todos estão incluídos.
Já comecei meu treinamento com a mão esquerda fazendo esta postagem,até aqui levei quase 50 min, tô ralada! Creio ter que procurar um(a) digitador (a) urgente!rsssrrsrssrrs
Isso faz me lembrar da minha madrinha adotiva. Coitada da comadre!rsrsrsrsrsr
Pessoal não pretendo desistir,vou incomodar muito este semestre,me ajudem .
Um grande beijo a todos,fiquem bem e com Deus,pois comigo sei que Ele está.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

"TÔ NA BOA !!!"


Depois da aula presencial,puxões de orelha e uma prova para arrematar, nada melhor que estas merecidas férias.
Vou juntar -me aos veteranos e descansar um pouco,carregar as baterias para enfrentar o que vem por aí.
Férias : "tô na boa!!!"
Melhor seria se estivesse em uma praia paradisíaca,tomando água de coco ,olhando o vai e vem das ondas ,sentindo a brisa do mar e o calor do sol . No momento isto é impossível.
O jeito é ficar por aqui mesmo,sentindo frio ,andando na chuva ,tomando cafezinho , curtindo a família e aproveitando este momento de descanso, afinal ,"bixo" também é gente.

















segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O descanso dos bixos

Enquanto os veteranos descansam merecidamente,os bixos trabalham. É como digo às vezes quando fico em casa: "descanso de pobre é carregar pedra ! "
O descanso dos bixos é estudar e fazer prova.
Até que gostaria de estar em férias com meus colegas mas como não é possível,a minha distracção é incomodá -los ,pois como todos sabem sou bixo, pelo jeito vou ser por muito tempo, e preciso de ajuda (rsrsrsrs).
A aula presencial dos bixos foi bem interessante,com a presença das professoras Bea e Iris. Puxões de orelhas daqui ,tecnologia,bate-papo,desabafos e desafios.
Considero muito importante as observações e orientações feitas na presencial, fazendo-nos perceber que o curso em si é um desafio para todos e faz parte da mudança as angústias,temores e incertezas. Para amenizar os problemas que surgem temos um ao outro (professores ,tutores e colegas), mas para que funcione precisamos nos comunicar,desabafar ,conversar e expor nossos progressos e sentimentos no curso .
Isso só ocorrerá quando utilizarmos e esgotarmos todos os meios de que dispomos (e-mail,fórum,cafezinho,bate-papo presencial,blog,wiki...). Pessoalmente falando já senti na pele estas mudanças e tenho tido progressos cada vez que utilizo destes meios para me socorrer.
De tudo ficou um pouco, o certo é que devemos nos sentir "aranhas" e não "conchas",mas isso é assunto para outra postagem,aguardem...
Agora é esperar a prova que vem por aí e começar tudo de novo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

E o "bixo" está virando "fera"


Terminou o semestre,para os veteranos é apenas mais um,para os bixos é " o semestre ". Agora percebo o que meus colegas veteranos queriam dizer quando falavam: "nós já passamos por isso".
A prova presencial acompanhada do inventário de aprendizagem me fez refletir sobre os pequenos progressos que tive até agora.
Lembro-me de tanta angústia e desespero entre tecnologia e termos desconhecidos,horário, blog , wiki, forum, rooda e interdisciplinas. Tudo começa a se encaixar,devagar e sempre em frente.
Confesso que ainda tenho muito a aprender mas este final de semestre me fez olhar para trás e analisar o quanto está sendo importante este curso e o que aprendi.
Pela manhã ,ao chegar na escola e ver minhas colegas preocupadas,nervosas e cansadas por ficarem acordadas para terminar o trabalho me senti diferente ,pois pela primeira vez eu estava tranqüila.
Não sei se conseguem imaginar alguém tranqüilo em um final de semestre , o que me refiro é estar com meu inventário pronto , as atividades em dia, ajudar as colegas que ainda não tinham concluído o trabalho e ainda poder dormir calmamente a madrugada inteira que antecedeu a prova.
Que maravilha , o "bixo" está virando "fera"!
Agora é esperar que o resultado também seja tranqüilo.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Também estou no trem...






Depois da tempestade vem a bonança.
Depois de muitas brigas com meu computador,Internet e outros parece que agora tudo começa a se encaminhar.Estive observando de fora todas as discussões e desespero dos colegas e confesso ter ficado um pouco contente , achava que as coisas aconteciam só comigo e os sentimentos que me afloravam eram só meus,mas percebi então que todos estavam no mesmo trem.
Se para os veteranos a coisa estava difícil,imagina para os novatos...
Após uma prova presencial de arrepiar os cabelos,cheguei em casa e fui dar uma olhada nos meus trabalhos,fiquei muito feliz ao ler o comentário colocado pela profª Bea , até chorei ,foi uma reação causada pelo alto nível de estresse que venho passando. Todas estas situações nos levam ao extremo de nossas capacidades ,mexendo com nossas emoções,provocando mudanças e nos inquietando. É para isso que estamos aqui,somos pioneiros da Ufrgs nesta modalidade , precisamos nos ajudar e continuar a encontrar soluções para os problemas que surgem sem pensar em pedir para que o trem pare para que possamos descer. Tenho por virtude ( ou defeito ) a teimosia ,quanto mais me sinto acuda diante das situações ,mais esperneio procurando superar as dificuldades .Creio que temos pessoas dispostas a nos ajudar e meios de ajudarmos uns aos outros , o que não podemos fazer é ficar angustiados ,calados e deprimidos. Vamos lá colegas,o problema está lançado ! Agora é hora de agirmos, estou disposta a colaborar e aprender, digam tudo o que poderia ser feito para tornar este aprendizado mais prazeiroso para todos e mãos a obra.
Como novata me espelho em vocês ,só não me digam que vão parar o trem ,pois mesmo que ele pare serei a última a descer.


sexta-feira, 27 de julho de 2007

Estou de férias:tempo de desCANSAR





ESTOU CANSADO

Estou cansado,é claro.

Porque ,a certa altura, a gente tem que estar cansado.

De que estou cansado,não sei.

De nada me serviria sabê-lo.

Pois o cansaço fica na mesma.

A ferida dói como dói e não em função da causa que a produziu.

Sim, estou cansado,

E um pouco sorridente,

De o cansaço ser só isto.

Uma vontade de sono no corpo.

Um desejo de não pensar na alma,

E por cima de tudo uma transparência lúcida.

Álvaro Campos

Como eu queria estar de férias !

Férias das preocupações,dos problemas,das madrugadas em claro,dos medos,dos sites,do rooda,da ansiedade, das suposições,da dieta, da maquinaria,dos afazeres e perturbações,das decisões...

Na verdade,estou chegando ao final de duas semanas de descanso mais cansada de quando elas iniciaram. Isto me preocupa muito pois ainda tenho um longo caminho a percorrer,mesmo sabendo que devo obedecer o limite do meu corpo,tenho que ultrapassá-lo pois não há tempo e muitas são as cobranças.

Sei bem onde quero chegar e sei que chegarei,mas a caminhada está muito cansativa!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Saudade da minha infância

MEUS OITO ANOS

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus
— Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
................................
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!
( Casimiro de Abreu )

Aproveitando a oportunidade da interdisciplina,trago a poesia acima que nos remete aos tempos de nossa infância,tão difíceis para uns e tão maravilhosos para outros. Na verdade é que de certa forma éramos felizes e não sabíamos.
Quantas coisas fazíamos e deixamos de fazer . Agora temos tantos compromissos,tantos deveres ,emoções ,prazeres e desprazeres que às vezes dá vontade de voltar a ser criança(com infância ) só para esquecer um pouco de tudo isso. Muitas vezes adormecemos preocupados ou nem adormecemos pensando no trabalho,no filho ,no marido ,na família ,nas contas ,na internet, no blog,no rooda... e certamente não temos motivos para cantar ao acordar.
Bem,colegas, o jeito é se adaptar aos novos tempos,éramos felizes e não sabíamos...
"Ah ! Que saudades eu tenho dos tempos que não voltam mais...."

segunda-feira, 25 de junho de 2007

NOVAS INTERDISCIPLINAS

Muito boa a nossa primeira aula presencial com as professoras Estela e Susana. Nos fez reviver o passado,lembrar da nossa infância e de coisas que marcaram a nossa trajetória.


E por falar em trajetória...


Como a professora Iris falou, hoje estamos escrevendo mais um capítulo na história da UFRGS,somos as(os) pioneiras(os) do PEAD.Já pararam para refletir o quanto é importante esta nossa trajetória ?


Alguns dias atrás publiquei um pequeno texto e como tive problemas de relacionamento com o meu computador acabei por excluí-lo sem querer e só me dei por conta depois do comentário feito pela profª Iris.


Bem , como não tinha ficado a contento , resolvi publicar novamente.


O texto para mim traz uma mensagem sobre aprendizagem,e agora também creio que ele se encaixa nesta nova interdisciplina ,sobre a história de cada um e como a construimos.


Todos temos uma história,uma bagagem de conhecimento e uma aprendizagem para compartilhar com o outro.


Será mesmo que uma pessoa analfabeta não possui nenhum conhecimento?


No caso do padre e o canoeiro o padre parecia,com sua arrogância,deter todo o conhecimento,menosprezando o do canoeiro. Ele realmente aprendeu muitas coisas mas não havia aprendido a nadar, coisa que o canoeiro analfabeto sabia,sem freqüentar a escola.


De onde veio então este conhecimento?


Podemos concluir que não somos donos do saber,precisamos dividir os conhecimentos para crescer.




O PADRE E O CANOEIRO

Conta-se de um padre que ,ao atravessar um rio numa canoa para celebrar missa ,perguntou ao canoeiro:

_ Você já leu a bíblia ?

_Não,porque sou analfabeto.

O padre disse-lhe então:

_Você está perdendo parte de sua vida por não saber ler e escrever.

Mais adiante o padre fez outra pergunta:

_ Você entende de política ?

_Não,senhor,pois nunca pude estudar- respondeu o canoeiro.

O padre mais uma vez sentenciou:

_ O senhor está perdendo uma boa parte da sua vida.

A canoa continuando o curso, bateu numa pedra,e o canoeiro perguntou ao padre:

_ O senhor sabe nadar ?

_ Não,respondeu desesperado,o padre.

_ O senhor vai perder a vida toda,pois a canoa está furada e vai afundar já ,já - gritou o canoeiro. E pulando fora da canoa saiu nadando.

quinta-feira, 7 de junho de 2007



Vitória


"Que sejam lindos seus sonhos, que sejam lindos seus dias, cheio de graças e fantasias e também de muito amor "


Beijocas dos dindos.

sábado, 26 de maio de 2007

ELA CHEGOU !


ELA CHEGOU!

Colegas,mais um anjinho resolveu habitar a terra.
Para nossa alegria,no dia 04 de junho nasceu a miha afilhadinha,filha da nossa colega Rejane,pesando 4,950.
Não sou dinda coruja, mas ela é uma gracinha,muito linda e fofinha.
O nome da mocinha é VITÓRIA , chegou para aquecer nossos corações , iluminar nossas vidas.
Parabéns ao papai e a mamãe por este presente tão precioso de Deus.

Querida afilhada!
Todo o bebê nasce com a necessidade de ser querido. E nunca perde essa necessidade. Nós estaremos entre os muitos que farão com que você se encontre entre os seres mais queridos do nosso planeta.
Cresça com muita saúde e felicidade "princesinha"!
Um beijão dos dindos.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

" A FELICIDADE NÃO ESTÁ EM VIVER MAS EM SABER VIVER.
NÃO VIVE MAIS O QUE VIVE,MAS O QUE MELHOR VIVE,
PORQUE A VIDA NÃO MEDE O TEMPO,MAS O EMPREGO
QUE DELA FIZEMOS".

Felicidade a todos...
Abraços,
Jaque

segunda-feira, 16 de abril de 2007

O maior vendedor do mundo

Tendo consciência de que o início de cada jornada é sempre difícil,causando-nos grande ansiedade e medo,apresento o texto abaixo,parte de um livro,que se refere às nossas emoções.
Dedico aos novos e aos velhos calouros,desejando que nestas palavras encontrem motivação para fortalecer o seu dia a dia.
(os dez pergaminhos - OG MANDINO)
Pergaminho I
Hoje começo uma nova vida (hoje mudo minha pele velha que sofreu por muito tempo,as machucaduras do fracasso e os ferimentos da mediocridade)

Pergaminho II
Saudarei este dia com amor no coração.

PergaminhoIII
Persistirei até alcançar o meu êxito.

Pergaminho IV
Eu sou o maior milagre da natureza.

Pergaminho V
Viverei hoje como se fosse o meu último dia.

Pergaminho VI
Hoje serei dono das minhas emoções.

Pergaminho VII
Rirei do mundo.

PergaminhoVIII
Hoje centuplicarei o meu valor.

Pergaminho IX
Agirei agora (ao acordar eu as providenciarei e pularei da cama,enquanto o fracasso dorme uma hora a mais).

PergaminhoX
Fraco é aquele que permite que seus pensamentos controlem suas emoções.
Forte é aquele que força suas ações a controlar seus pensamentos. Cada dia ao acordar seguirei este plano de btalha antes que seja capturado pelas forças da tristeza,da lamúria e do fracasso.
Cantarei se me sentir deprimido,rirei se me sentir triste,redobrarei meu trabalho se me sentir doente,avançarei se sentir medo,vestirei roupas novas se me sentir inferior,erguerei minha voz se me sentir inseguro,relembrarei me êxito passado se me sentir incopetente,relembrarei meus objetivos se me sentir insignificante.
HOJE SEREI SENHOR DE MINHAS EMOÇÕES.

Desejo a todas(os) muita força e perseverança nesta caminhada.
Um abraço fraterno.
Jaque

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Eu desejo ...



Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro.Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos.Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir.Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.Que tenham ideal e medo de perdê-lo.Que amem ao próximo e respeitem sua dor, para que tenhamos certeza de que viver vale a pena.