Para refletir sobre minha caminhada docente voltei ao passado nos áureos tempos de minha infância,como observadora ,aluna e aprendiz.
São sabiamente certas as palavras de Paulo Freire quando diz que não há docência sem discência. Nesta viagem pude perceber quanta mudança houve de lá pra cá ,e de até antes,quais as razões e como se manifestaram.
As que aconteceram e as que ainda estão por vir se concretizarão porque as buscaremos culturalmente colocando toda nossa energia emocional e atenção no que queremos que mude.
Ser professor(a) além de ser uma vocação é refletir constantemente sobre si e o outro. É reconhecer na educação uma ideologia que busca compreender e intervir no mundo.
Ser professr(a) é saber escutar ,comprometer-se,tomar decisões,lutar em defesa de seus direitos. É ter convicção que uma mudança é possível mas acima de tudo ter humildade e querer bem a seus educandos,pois só assim realmente traçaremos planos que façam a diferença no crescimento intelectual e pessoal dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário