quarta-feira, 22 de abril de 2009

Iguais na Diferença



Gostei muito do trocadilho utilizado nesta campanha "iguais na diferença",além do que reúne uma série de aspectos tais como : trabalho ,acessibilidade,etnia,sentimentos e outros.
É importante salientar que o portador de necessidade especial muitas vezes é dotado de outros dons podendo ser adaptado e aproveitado no mercado de trabalho. Vemos muitos exemplos por aí, deficientes visuais com lindas vozes,pessoas sem braços que fazem pinturas como podem,deficientes auditivos bailarinos...Deus fecha uma porta mas deixa aberta uma janela.
Pensando assim acredito ser um bom ponto de partida para a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, a descoberta do que eles podem e gostam de fazer,o dom que cada um carrega ou vai descobrir que tem. Dessa forma,lembrando da nossa colega Jurema,a música ou a dança pode ser o ponto de partida com seu aluno bailarino,boa vontade se tem porém vamos esbarrar nos problemas de sempre a falta de coleguismo e apoio por parte da comunidade escolar e governantes.
Falando um pouco dos outros temas desenvolvidos no vídeo,chama a atenção os sentimentos das pessoas portadoras de necessidades (e suas famílias também) na parte que cantam :"eu não sei viver triste e sozinho".Esta frase reúne toda dificuldade por eles encontrada sem que precisemos relatar o que se passa até chegar a esta condição.
Analisando e refletindo ,tento passar para meu filho de quatro anos que está em plena construção de personalidade e valores,a idéia de que somos iguais nas diferenças. Deixando os preconceitos de lado podemos enxergar que somos iguais mas que nos vemos diferentes devido a regiões e culturas diversas.
Realizando as atividades deste semestre pensando e repensando em tudo que já aprendi e que ainda vou aprender ,estou chegando à conclusão de que na verdade nossa etnia resulta de mesclas de outras anteriores.Começo a perceber que etnia tem a ver com grupo social de mesma cultura,lingua , histórias comuns e que pertencemos a uma única raça ... "humana"!
Que belo Projeto de Aprendizagem isso daria não é mesmo?

Nenhum comentário: