segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entre nossos muros também !



Para realizar o trabalho de conclusão do semestre assistimos ao filme "Entre os muros da escola” (produção francesa, dirigida por Laurent Cantet e vencedor Palma de Ouro, Cannes, 2008).
Nele vimos cenas do cotidiano escolar de uma escola : trabalho dos professores ,a turma ,a equipe diretiva ,conselho escolar,atividades e atitudes onde ora me colocava como professora e em outra como aluna.
Apesar de ser um filme francês tem muito a ver com a nossa realidade: as diferenças de etnias e culturas,o descaso, os problemas didáticos, as reuniões e suas pautas,a falta de limites e também a discriminação.
Tinha uma aluna que era a pedra no sapato do professor,desde o início deixava até eu que estava assistindo muito angustiada com tantos argumentos e questionamentos. Ficava pensando que a qualquer momento o docente sairia fora de seu limite , dito e feito !
Depois de uma longa discussão por ela ter se comportado de modo inadequado no conselho de classe e por contar para os alunos o que tinha se passado ,o professor disse que na ocasião ela parecia uma vagabunda. A menina se ofendeu,outros se ofenderam ,se defenderam e a confusão estava formada resultando em uma expulsão.
Fato parecido ocorreu com minha turma no terceiro ano de magistério numa escola particular. Como a entidade educacional era extremamente de princípios católicos,tinhamos missa quase toda a semana para todos os alunos,o diretor e padre colocava as suas pupilas (as alunas de magistério) para atrás do altar e dos convidados para que de lá dirigissem a liturgia e formassem o coral,já que professoras seriam teriam que saber tudo sobre uma missa.
Bem sabemos como é um grupo de mulheres juntas e aquele zum zum zum... O padre foi ficando vermelho,roxo,azul,verde e lascou um baita puxão de orelhas e lá pelo meio disse:
"...essas vagabundas..."
Pronto! A confusão se formou por semanas e ele teve que se explicar muito.
Lembrei deste fato pois sei que naquele momento e como no filme o vocábulo não queria dizer exatamente o que significava mas mesmo assim ofendeu e deu pano pra manga.
Já ouvi muitos colegas perderem a noção dentro da sala de aula,assim como muitos alunos também,porém cabe ressaltar que isso acontece em todos os tipos de instituições sejam elas particulares ou do governo.
Independente de qualquer problema tanto alunos como professores devem manter o respeito para que se consiga refletir dentro de um ambiente democrático e de aprendizagem mútua.

Fonte das Imagens :

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGLJ_pt-BR&um=1&q=muros+de+escolas&sa=N&start=40&ndsp=20

Nenhum comentário: