quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ambiente Informatizado



O Ambiente Informatizado (AI) da escola foi oficialmente inaugurado em novembro de 2009 com a chegada dos micros,antes desse período tínhamos somente a estrutura.
Temos neste local 16 micros com mobiliário apropriado,um armário,datashow,telão,quadro branco,caixa de som e aparelho de DVD que são observados por um circuito fechado de vigilância 24h.
Atende a todos os alunos da escola sendo também utilizado nos projetos SEJA, Pro-Jovem e Mais Educação.
Do meu trabalho poso dizer que devido às circunstâncias, durante os 30 dias que me restaram no final do ano, fiz uma aproximação básica entre os alunos e o AI averiguando o nível de contato que os mesmos tinham com a informatização, inclusão do vocabulário digital (mouse,clicar,dar enter,minimizar,maximizar,etc),cuidados com os micros,ligar e desligar, componentes (HD,monitor,mouse,...) e exercícios para adaptação utilizando o Gcompris (software livre linux/pandorga).
Percebo que a aceitação dos colegas está satisfatória,tenho tentado uma aproximação em busca de uma chance de realizar um trabalho em parceria mas ainda temos que driblar alguns obstáculos,entre eles o tempo para planejamento. Criei alguns endereços (e-mail), Blog Colaborativo (Conexão Godoy), auxilio os colegas em novas aprendizagens tecnológicas e em breve estarei dando formação nas reuniões pedagógicas .
Sobre a idéia que eu tinha antes do início do PEAD,aprender para contribuir e ser uma professora multiplicadora,percebo que continuo um passo atrás de muitos alunos essas crianças parecem já nascer com um mouse na mão e conectadas com a Internet...são os novos tempos de muita informação e inovação !
O meu maior desafio neste momento é o estágio pois não sabia que estaria estagiando no AI, foi uma grata surpresa apesar de perceber que tenho um grande e árduo trabalho pela frente porque neste espaço se unirão as teorias e prática (o passado X o futuro) que representa o Seminário Integrador e o PEAD.
Posso dizer que olhando a minha caminhada avancei muitos quilômetros, o professor do AI tem sido visto com um olhar muito especial, aquele que traz o novo e ao mesmo tempo parece um bicho papão falando uma linguagem diferente com metodologias desafiadoras.
Quando olho para os rostos à minha frente, sejam dos educadores ou dos educandos e vejo lá no fundo de seus olhos as mesmas sensações que tinha quando iniciei minha formação crio um novo ânimo pois represento neste momento um pouco da luta ,conquista e esperança de uma mudança... Sinto que sou a “Biris “ dos descamisados ! Quem me dera chegar até lá ou pelo menos perto !
Ainda faltam muitas outras conquistas mas o importante é compartilhar e multiplicar os conhecimentos nunca esquecendo das sábias palavras do nosso mestre Paulo Freire : "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bacana Jaque! Te vendo nos olhos dos outros, compartilhando aprendizagens, mediando o contato com o novo. Assim estás colocando em prática tuas aprendizagens e, já tendo trilhado este caminho, terás mais oportunidade de despertar o desejo pelo desconhecido, pelo novo, pois já sabes o caminho para isso. Bjs, Maura - tutora do SI