O ensino tradicional do qual saíram a maioria de nós educadores do PEAD,fez com que trouxéssemos para a sala de aula heranças de uma proposta baseada na transmissão e recepção do conhecimento, que muitas vezes resultou em formadores passivos e nem tão críticos, incapacitando um movimento de transformação no meio em que se vive.
Felizmente diante desta formação (Pedagogia à distância PEAD/UFRGS), inicia-se um novo ciclo diante dos futuros cidadãos que queremos formar com a característica de homens de visão para converter idéias em ações,proporcionando mudanças sociais e ecológicas no ambiente em que está inserido.
Iniciamos os trabalhos do EIXO IV fazendo um resgate do fazer-se professor, uma reflexão sobre nossas idéias, representações e sentimentos que refletiram em um novo olhar diante da prática. Tivemos durante todo este processo professores preparados para nos desafiar e desequilibrar diante das situações e conhecimentos prévios.
Na interdisciplina de matemática pudemos perceber quanto os números estão presentes no nosso dia a dia. Classificamos,comparamos,seriamos e construímos de forma a compreender como se dá este conhecimento e o caminho percorrido pelos educandos até a apropriação dos mesmos.
Reavaliamos nossa relação com a natureza e tentamos encontrar um equilíbrio. As atividades direcionaram para um melhor planejamento onde o aluno possa compreender a importância de cuidar do meio ambiente e praticar ações cabíveis de preservação do mesmo.
E pensar que tudo isso começou com um sonho... O desejo de acompanhar melhor a nova geração globalizada e informatizada que forma hoje nossos alunos.
Na angústia de estar pedagogicamente ultrapassada procurei esta formação sem perceber que sonhar é o primeiro ingrediente do planejamento pedagógico.
Hoje posso dizer que embora ainda me falte muito para chegar à perfeição sou uma educadora que tem um novo olhar sobre o trabalho docente,bem diferente da metodologia tradicional na qual fui educada.
E como diz Madalena Freire:
“Todo fazer pedagógico nasce de um sonho. Sonho que emerge de uma necessidade, de uma falta que nos impulsiona na busca de um fazer. Sonhamos porque vivemos alimentados por nossas faltas”.
Um comentário:
Mas Jaque, o que é a perfeição? Não sei, mas deve ser meio chato! Penso em algo linear, sem grandes emoções. O interessante é a transformação... achar que nem tudo está tão bem e esforçar-se para fazer sempre melhor, o desejo de atualização e de contextualização das aprendizagens. E assim, aproximar-se cada vez mais dos alunos. Percebe-se que foi um semestre de muitos ganhos para ti Jaque! Bjs, Maura - tutora do SI
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