terça-feira, 26 de maio de 2009

Acessibilidade digital



Preparando-me para interagir no ambiente informatizado da escola,busco opções para acessibilidade de todos os alunos,inclusive os portadores de necessidades especiais.

No planejamento do projeto de atividade do seminário integrador onde falamos sobre as cores ,utilizando as várias ferramentas disponíveis ficou uma reflexão quanto a construção e acesso dos portadores de necessidades aos trabalhos.

Sabemos que cor é vida,energia,sentimento...Está presente na vida de todos nós nas mais diversas atividades e representações ,mas como dar este acesso e passar as informações para os portadores dedeficiência?

No vídeo acima encontrei algumas respostas,muitas vezes pequenos ajustes em sites e programas que facilitam a navegação dos internautas especiais colocando-os em conexão com o mundo. Quanto às cores,descobri que estudantes e profissionais de uma faculdade espanhola estão desenvolvendo um software para que deficientes visuais ouçam as cores,cada cor correspondendo a uma nota musical. http://mais.uol.com.br/view/26915Acredito

Acredito que quando se nasce portador de alguma necessidade especial ,seja ela de qual grau for, o mundo não será o mesmo e é preciso vê-lo diferente . Muitos têm algumas percepções outros não tem nada ,nem mesmo a "noção do eu",é a noção de aprender que vai fazer a diferença e é também aí que está a importância de nosso trabalho docente.

A preparação do ambiente informatizado,as competências,metas , todo pessoal e material utilizado para a inclusão desses indivíduos devem direcionar para a difícil tarefa de aprender, viver e conviver com as perdas esquecendo as perguntas : por que eu?, por que pra mim?




Um comentário:

Iris disse...

Olá, Jaque

O vídeo que encontraste é muito interessante.
Valeu!
Abra@os