domingo, 9 de maio de 2010

Semana da Educação 1:dificuldades de aprendizagem

A palestra sobre dificuldades de aprendizagem foi bem proveitosa com exemplos da vivência e sugestões práticas o palestrante conseguiu segurar a atenção e participação dos presentes.
Na pauta foi falado sobre dislexia,dislalia e alguns transtornos psicológicos que as crianças sofrem devido ao abandono social e abuso sexual que são causas também de dificuldade de aprendizagem.
Este tema é muito abrangente e com um olhar atento podemos perceber na escrita,leitura ou na não escrita e leitura que há algo acontecendo com a criança,seja patológico ou psicológico.
Uma das falas que achei importante foi a negação da criança a aprender a ler e escrever causada por algum trauma que possa estar vivenciando(a separação dos pais,brigas,assédio,disputas pela tutela,etc),pois é através da leitura e escrita que ocorre a interpretação de si e do meio que a cerca. Em alguns casos a criança não apresenta dificuldade de aprendizagem e sim uma negação em aprender a ler e escrever pois neste ato se revelará o seu mundo.
A atenção dobrada e o olhar investigativo nas produções dos alunos muitas vezes mostram que buscamos "patologias e teorias" para simples evidências.
De fato sempre temos algo a aprender diante do que já sabemos.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Isso demonstra Jaque, que temos de olhar 'de verdade' o aluno, a fim de conhecê-lo, e não somento sua imagem e comportamento. Isso para não perdermos questões fundamentais para auxiliá-lo em seu processo de aprendizagem, não é mesmo! Bjs,Maura - tutora do SI