terça-feira, 18 de maio de 2010
"Somos responsáveis por aqueles que cativamos...e trabalhamos!"
Encontrei este vídeo e penso ter nele muitas atitudes que podem ser comparadas com a realidade de nosso trabalho e em nossas escolas.
“O problema não é meu !” De quem será então? Ficamos angustiados com atitudes e problemas que surgem , procuramos ajuda, informamos e muitas vezes não vemos soluções. Em outras situações somos criticados, boicotados, acusados... por disputa de liderança ou simplesmente para mascarar a verdadeira realidade.
Os problemas com os alunos passam de um para o outro: a escola diz que a culpa é dos pais, os pais acusam o governo e o governo joga novamente para os professores. Assim como o problema do incêndio no vídeo,temos alunos com problemas e portadores de necessidades especiais necessitando de atendimento e acompanhamento (que quando tem é muito precário),sendo jogados de lá pra cá tentando ser incluídos na exclusão.
As desculpas para um trabalho diferente e inovador também caem neste jogo de desculpas : “já estou me aposentando”, “não sei mexer no computador”, “a professora responsável não estava ou não me ajudou”, “tenho medo de estragar os computadores”, “esqueci do horário”...
Ouvi ao iniciar o semestre a seguinte frase da professora Bea sobre meu estágio no AI : “...já sentiu o peso da responsabilidade?”
A partir do momento em que fazemos parte da vida de uma pessoa (virtual ou pessoalmente) em qualquer tipo de grupo social,despertamos sentimentos,sendo recíproca e automaticamente responsáveis por eles.
Responsabilidade implica nas atitudes tomadas e nas construções de relações nos ambientes dos quais fazemos parte.Devemos pois ser cuidadosos com quem está ao nosso redor,não pensar em nós mesmos achando que o mundo gira em volta de nossos umbigos pois o trabalho cooperativo(principalmente falando na escola) exige respeito,colaboração e afetividade.
O professor de hoje poderá estar na equipe diretiva amanhã, nosso aluno poderá ser o professor de nossos filhos ou o geriatra do futuro...
Esse mundo não pára,de quem é o problema então?!
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupery)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Jaque, Jaqueee... adoro essa frase, e acredito muuito nessa máxima! Se todos pensassem assim, as coisas seriam mais tranquilas, mesmo havendo divergências de opniões. Mas todos seriam mais comprometidos e menos levianos em suas ações. Ótimas reflexões! Bjs, Maura - tutora do SI
Jaque, querida
Blog também é espaço para desabafo, pois não?
Quem sabe as questões que abordas neste post possam ser objeto de um estudo mais aprofundado no teu TCC.
Abra@os, Iris
Postar um comentário