As novidades eram muitas, a emoção da recepção aos novos “bixos”, as palavras acolhedoras do Reitor, tutoras , professoras e colegas.
Uma frase ficou marcada: “sintam-se pertencentes e alunos desta Universidade tanto quanto os alunos presenciais”.
Naquele momento não tinha condições de analisar ou acreditar como isso poderia ocorrer visto que a modalidade é à distância. Como poderia estar à distância e pertencer a um grupo? Estar tão longe e perto ao mesmo tempo? Como iria conhecer meus colegas, tutores e professores? Como eles iriam me conhecer ?
A realidade é que nunca me senti só, escrevi em:
http://jaqueaferreira.blogspot.com/2007/09/voc-concha-ou-aranha.html
“Estamos em um curso pioneiro onde a necessidade de comunicação e interação se faz necessária e contínua para o bom desempenho das atividades e alcance dos objetivos. Diante de tantos desafios e provocações é fato que todo ser humano reage de forma diferente: uns choram, outros desistem, se atrasam, brigam, lutam ainda mais... outros se calam e fecham -se como conchas. Fica a certeza de que todos somos aranhas da mesma teia e precisamos dela para sobreviver.
Nossa teia é o PEAD, nós as aranhas sobrevivemos ajudando umas as outras quando respondemos aos e-mails, buscamos ajuda (professores, colegas e tutores), fazemos ou respondemos comentários, desafiamos e somos desafiados, discordamos,concordamos e debatemos opiniões ou simplesmente lembramos daquela aranha que está ausente que por alguma causa caiu da teia e tentamos resgatá-la de qualquer forma”.
Como iniciei em 2007 e o curso já estava em andamento tive que fazer uma interdisciplina a mais durante os semestres seguintes até completar o primeiro semestre.As férias foram mais curtas para os” bixos” e iniciavam os primeiros passos em torno da tecnologia.
Criei meu primeiro e-mail e com ele abriram-se muitas outras portas, portais e senhas. Comecei a utilizar termos do “Internetês”, construí conhecimentos sobre os programas (wiki, rooda, blog, skype...) e fui me adaptando.
Percebi a importância de adquirir um computador e o comprei, pois embora tenhamos o pólo super equipado e à disposição, fica muito longe de onde moro e os horários que me sobram para fazer os trabalhos não ajudam ( vivo corujando...).
Ao rever minhas primeiras postagens no blog lembrei que pensava ser este espaço um pequeno diário onde colocaria o que quisesse e para quem quisesse, ficava pedindo para as amigas pensamentos e poesias para postar, que fraquinhas eram elas.
Com o passar do tempo percebi que o blog se tornaria um espaço educacional com muitas reflexões sobre nossas aprendizagens. Aos trancos e barrancos as postagens foram melhorando e se encorpando com muitas evidências e argumentos, ficou um objetivo a ser alcançado: a interação, visitação e comentários nos blogs dos colegas que por motivo de tempo não consegui contemplar.
Um comentário:
Creio que isso define bem a EaD, "tão longe e tão próximos", diria que mais próximos do que nunca e mais expostos também. Vínculos importantes aconteceram. E achei especial o que escrevestes em tua postagem, falando de 'redes e aranhas da mesma rede'. Nunca li algo que registrasse de forma tão clara o que acontece nessa 'família virtual'. Tens de aparecer sempre por aqui heim!! Bjs! Maura -tutora do SI
Postar um comentário