quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pedagogia do amor


Nossa história e a história da educação tem para todos uma importância ímpar.
Ao ler os textos de Paulo Freire, Weber,Maturana e Durkheim percebo uma ligação entre os fatos ocorridos na história de cada um e de todos nós,resultando na consciência de que somos seres inacabados em constante transformação.
Um dos autores diz que a sociedade é responsável pelo indivíduo,outro diz que esta mesma sociedade se firmou e transformou através dos tempos e a partir de vários tipos de dominação. Maturana nos explica que as mudanças seguem um curso definido a partir das emoções,gostos ,medos sonhos e anseios.
Paulo Freire nos sugere uma pedagogia do amor baseada na reflexão,alegria,criticidade,aceitação e comprometimento.
Portanto é verdadeiramente possível concordar com todos,visto que refletindo sobre a história e dialogando no presente transformaremos o amanhã.
Através da mudança cultural também temos a mudança emocional que mexe com o nosso "eu" (professor ou cidadão) peça fundamental para trazer uma educação transformadora e inclusiva.

Um comentário:

Beatriz disse...

Jaque, o que essas mensagens andam mexendo contigo no PA? O grupo está precisando mais de ti. Com certeza os códigos ficariam mais fáceis. Vamos lá amigona!! Nada de se deixar levar pelasa dificuldades. u sempre fostes uma peleadora!!
Um abração
Bea