terça-feira, 16 de junho de 2009

Filosofando com Kant e Adorno

Assistindo a um telejornal,o apresentador falava sobre problemas da juventude tais como o uso de drogas, gangs,violência e outros problemas que temos visto nas escolas.
Dizia ele que agora virou moda as agressões e comportamentos inadequados ,dentro e fora das instituições educacionais com coelgas e professores,bem como as gangs que rondam as escolas a procura de novos usuários de crack e outras drogas.
Chamou a responsabilidade da polícia,dos docentes e por fim deu um puxão de orelha nos pais. Acostumei-me a assisti-lo sempre em defesa dos jovens com um imenso sensacionalismo porém o que me pareceu neste dia é que estava um pouco "de saco cheio" dizendo:

"...e onde estão os pais dessas crianças ou jovens? Pensam que é só colocar no mundo e os outros tomar conta? A polícia faz sua parte ,tenta protegê-los e parar os desagradáveis problemas que crescem a cada dia,mas é dever dos pais acompanhar e proteger seus filhos pois a educação começa em casa!"

Sábias palavras,hoje em dia o que mais vemos é colocarem a culpa na educação,nos professores,na mídia e nos governantes mas qual será a parcela de culpa dos pais?
Temos pais que simplesmente colocam seus filhos na escola levam no primeiro dia(quando levam) e aparecem somente no fim do ano para pegar o resultado final. Outros são coniventes com atitudes ilegais e agressivas dos filhos, que se recusam a procurar auxilio ou levá-los para atendimento especializado e muitos outros casos mais aterrorizantes.
Refletindo a partir das leituras feitas com Kant e Adorno vejo que a sociedade mudou muito , o desenvolvimento da personalidade depende sim de um contexto geral como a escola,a mídia (já que estamos em um mundo globalizado e informatizado) mas principalmente precisamos da educação familiar que é primordial e inicial .
Bom seria se pudéssemos manter após gerações os ensinamentos de nossos antepassados quanto aos valores e juntá-los às grandes mudanças e evoluções do mundo atual,penso num mundo informatizado e globalizado nos princípios básicos de respeito,amor ,amizade e educação sendo que seriam passados pela família e escola em comum acordo,assim como querem os autores...como no tempo da vovó.

Nenhum comentário: