terça-feira, 6 de maio de 2008

Equilíbrio

As questões propostas sobre o futuro do Planeta Terra são muito polêmicas e causam um certo pavor quando se constata que o mal da humanidade é o próprio homem.
As ações individuais ,a ganância ,a falta de colaboração,falta de amor ao próximo e ao planeta trarão fortes conseqüências para as espécies vivas. O desequilíbrio da natureza é causado pela ação do homem que sente -se dono da natureza e não parte dela.
Se cada um de nós tiver convicção de que isso precisa mudar e que devemos passar essa idéia de mudança para tantos quanto pudermos ,iniciaremos uma corrente de pequenas ações que trarão grandes benefícios para os habitantes do futuro. É preciso tomar atitudes , cuidar da natureza e dos seres que fazem parte da Terra lembrando que um depende do outro,pois não podemos nos salvar sem antes salvar nosso habitat.
Até agora falamos de ações ,mais quais são elas ? Por onde começar?
A economia de energia,reciclagem de lixo,diminuir o uso das sacolinhas plásticas e o cuidado de não jogar objetos de longa decomposição na natureza são algumas ações com que podemos iniciar,mas há muitas outras de fácil compreensão que podem ser trabalhadas com os alunos e a comunidade em geral.
Realizando o primeiro trabalho de ciências onde representamos o mundo através dos desenhos comparei-o a propaganda que está na mídia,aquela onde mostram os presentes que deixaremos para os nossos descendentes (aparece vários objetos como pneus,vidros e outros com dedicatória:" de fulano para seu neto...").
Que coisa lastimável,será que daqui a alguns anos os netos de nossos netos saberão descrever o que é um mar limpo ou uma floresta ? Que imagens eles terão de referência sobre o nosso planeta e a natureza ? Será que terão que disputar um galão de água como se fosse petróleo?
A natureza está aí para o bem de todos e a essência da vida está no equilíbrio.

Nenhum comentário: