domingo, 17 de agosto de 2008

Tempo de rever o tempo

O gráfico acima foi inspirado a partir de minha observação e leitura do modo em que ocupo meu tempo,seguindo as informações da tabela postada no meu wiki http://japavi.pbwiki.com/Tempo Considerando estas informações confesso ter ficado um pouco surpresa ao perceber o tempo que dispenso a cada uma destas atividades. Claro que este tempo é muitas vezes modificado pois não sou robô e as necessidades diárias me obrigam a isto,porém fez aflorar uma série de questionamentos: por que mesmo trabalhando em outra atividade remunerada tenho tão pouco tempo para o lazer e cuidados pessoais ? Por qual motivo o meu segundo trabalho remunerado (que não é dentro da área de educação) me toma mais tempo? "Educamos", "cuidamos",temos muitas responsabilidades com os filhos dos outros e tão pouco tempo ao lado dos nossos.Será que é por isso que muitas vezes somos pais,enfermeiros ,amigos dos nossos alunos já que a família deles não tem tempo para eles assim como não temos tempo para a nossa ? Será que incorporei o símbolo do magistério e virei coruja dormindo tão pouco ? ...
Há com certeza um desequilíbrio na utilização do meu tempo ( e do seu também tenho certeza) as atividades são tantas que umas tomam o tempo das outras sem que percebamos,vira uma bola de neve,damos atenção para a prioridade do momento sem sabermos ao certo qual será a cada dia. Isso explica muitas olheiras e cansaço físico /mental,o stresse,depressão,desânimo e também a bem bolada criação do "muro das lamentações".
Ainda bem que apesar de algumas gafes e puxões de orelha o tempo utilizado para o PEAD é considerável ,mas como estamos rumo ao final será preciso arrumar mais.


??? O que fazer ???

Feliz aquele que consegue encontrar esta resposta. Como largar um dos empregos se a vida já está difícil como está? E a família,digo para meu filho que pare de crescer tão rápido,que logo vou me formar e poderei dar mais atenção a ele e pro papai ? Faço uma paralisação para lembrar aos governantes que meu salário está insuficiente para meu sustento e que os recursos para as escolas devem ser melhorados ?
Penso que cada um sabe onde seu sapato aperta e que após ter feito a tabela usando ou não a sinceridade todos nós ficamos muito pensativos , com muitos questionamentos e metas .
Cabe agora o bom senso ,auto avaliação e direcionamento . O papel aceita tudo mas não podemos esconder de nós mesmos as verdades que foram ocultas e que muitas vezes explicam nossas atitudes e perturbações. Diante disso e ao adiantado horário vou tratar de dar mais atenção a minha prioridade do momento ( e da tabela também )...




























6 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Jaque!
Como temos pouco tempo para lazer e cuidados pessoais,né?Sabe que vejo isto comentado por nossas colegas em todos os blogs que passei?Mas há tempo de reformular.Bom início de semana prá ti,com mais tempo para o lazer.Beijos,Luciene

Luciene Sobotyk disse...

Oi JAQUE!
Agradeço de coração as mensages que deixaste em meu blog.Obrigada pelo carinho e admiração.Um grande beijo,Luciene

Kathia disse...

Oi Jaque, apesar de nossa jornada ser triplicada, temos a recompensa ao chegar em casa que é a família. Mas...e o tempo com eles? Puxa, isso é que são elas, nos resta um pouco, pois o cansaço e os afazeres restantes precisam estar prontos. Desistir??? JAMAIS...somos PODEROSAS demais prá isso. Bjnhs, Kathia

Unknown disse...

Jaque!
Que este semestre seja maravilhoso para ti!
Bjs Joci

Unknown disse...

OI PODEROSA! AMEI TEU GRÁFICO DO TEMPO. FIQUEI TRI A FIM DE FAZER UM, MAS FALTOU TEMPO!rsrsrs BJSSS

Beatriz disse...

Jaque, que análise fantástica!! Eu realmente penso como tu e vejo minhas filhas fazendo o mesmo. Também me dou conta que eu fiz o mesmo!!! Mas, todas nós vencemos e nossos filhos e maridos são orgulhosos de nós. Portanto amiga, vamos em frente porque o tempo, para quem o quer e precisa,sempre dá uma forma de aparecer. Um abração
Bea