sexta-feira, 27 de junho de 2008

Aceitando desafios



Chegamos ao final de mais um semestre,hora de olhar pra trás , analisar nossas evoluções e criar o portifólio.

Foram muitos os desafios em todas as interdisciplinas,entre eles o objetivo desta postagem,sobre o plano individual de estudos no qual me comprometi a avançar na área tecnológica.

Havia postado anteriormente que colocaria um trabalho em ppt neste espaço,aprendi (se estiver errada me corrijam os entendidos)que o blog só aceita em vídeo e foi esta a razão de não ter conseguido cumprir a minha promessa anterior.

Como gosto de desafios e instigada pela nossa querida professora Daniela em seu comentário sobre meu portifólio ("...Se estiveres disposta a fazer um fechamento que interligue os trabalhos com os conceitos de espaço e tempo nas várias interdisciplinas, seria como uma 'chave de ouro'...") resolvi criar um novo trabalho e para isso tracei alguns objetivos.

Meu vídeo teria que ser único,apresentar subsídios para trabalhar com os conceitos de espaço e tempo e contemplar todas as interdisciplinas. Para criá-lo me posicionei em vários aspectos: fui aluna,professora ,proprietária e herdeira social.

Diante disso ,sabendo que grupo ,espaço e tempo caminham juntos, o tema escolhido se refere ao primeiro grupo social de que fazemos parte : a família. O texto é uma mistura de idéias pessoais com algumas leituras feitas e procurei colocar imagens que evocassem temas que poderiam ser discutidos se o aproveitasse para atividades interdisciplinares.

Quanto a interligar este trabalho nas interdisciplinas utilizei um pouco de cada ,seminário integrador (plano individual de estudos),tecnologia (criar vídeo,salvar no you tube,postar no blog),matemática (seqüência de fotos,classificação,formas geométricas na transposição dos slides...),ciências (imagens e texto com alguma referência ao planeta,recursos naturais...) e estudos sociais (grupos sociais,linha do tempo,herança cultural...).

Talvez minha visão seja muito ampla e encontrar estes enfoques vai depender é claro da análise que terá cada espectador,criar é uma arte e esta foi a minha criação ,assim como nas artes visuais trará várias interpretações para o meu trabalho.

Produzindo e assistindo ao vídeo pude perceber as ações realizadas dentro dos grupos sociais a que pertenço,a herança cultural que transmitirei às novas gerações e a importância de estabelecer ao meu filho as primeiras relações com as pessoas e o meio ambiente,fazendo-o assimilar aos poucos os costumes ,normas e valores dentro da sociedade em que vivemos.




5 comentários:

Iris disse...

Jaque, querida

Valeu o esforço. Linda a homenagem e a tua família!
Abra@os, Iris

Kathia disse...

Jaque,muito lindo teu vídeo.O pai do Vítor deve ter deixado rolar uns baldes de água dos olhos né?Por sinal,que olho este menino tem heim?Parecem 2 bolitas.Valeu.Bjs, Kathia

Grace Milcharek disse...

Oi Jaque, muito legal, amei.
PARABÉNS pelo empenho e dedicação.
Está convocada para a próxima oficina de estudos, hehehe.

E daí, vai ter tutorial?

Aluna feito você, para que Google?

ROSAURA KARST disse...

Oi
Jaque
Parabéns pelo trabalho e pelo esforço.
Valeu as noites em claro.
O teu portifólio vai ficar muito bom.
Beijos
Rosaura

Luciene Sobotyk disse...

OI Jaque!
Passei para desejar um bom início de semestre.Beijos,Luciene