domingo, 22 de junho de 2008

A história do progresso


Assistindo a um documentário sobre a Amazônia fiquei refletindo sobre as interdisciplinas de ciências e estudos sociais.Concordo plenamente quando falamos que de certa forma elas são portas de acesso a muitas novas aprendizagens,de repente me vi fazendo um planejamento sobre o que se passava na televisão e quais os temas que poderiam ser trabalhados com os alunos.
O programa falava sobre o desmatamento feito naquela região por pessoas trazidas de muito longe para um trabalho escravo. Os "peões" ,como eram chamados , trabalhavam desde as primeiras luzes do dia até que a escuridão tomasse conta ,não recebiam salários pois eram descontados os materiais e a pouca comida que recebiam e desta forma estavam sempre devendo ao patrão que nem se quer conheciam.
Ainda assim eram esperançosos ,contaram fatos de sua história e planos de seu futuro na volta para a família.O repórter perguntou se eles achavam certo o que estavam fazendo,o que me chamou mais a atenção nesta pegunta foi a resposta unânime da consciência do erro que estavam cometendo e a visível aparência envergonhada daquelas pessoas.
Mais uma vez o repórter pergunta :
- Por que se sentem envergonhados ?
Um deles respondeu :
- Nós estamos destruindo tudo,dá até um dó quando eu vejo uma árvore caindo,já pensou se acaba ?
Temos até aqui muito pano pra manga e muitos temas a trabalhar:a história de cada um,espaço,tempo ,valores,escravidão,direitos e deveres,luz e sombra,os recursos naturais(não são inesgotáveis),desmatamento,relação do homem e natureza...e por aí vai. O que está oculto nisso tudo é que eles,e nós também,não percebemos que fazemos parte da natureza estamos interligados e que cada história tem a sua importância .
Esta é a história do progresso,mas qual será seu final?

Nenhum comentário: