quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nosso passado ,nosso futuro.


Sempre achei um pouco exagerado o modo com que meu pai falava do nosso clã,a importância do nome e sobrenome e as nossas orígens,hoje fico feliz em saber um pouco da minha história e o quanto isso foi importante para me dar a noção de pertencimento pois a família é com quem temos nosso primeiro contato enquanto grupo social.
No slide acima estamos tentando retratar um pouco da história do meu filho ,com a colaboração do pai e o irmão (por parte de pai ) cujas descobertas e reflexões foram muito produtivas.
Realizando a atividade sobre mosaico e etnias ,percebo ainda mais a importância de se apropriar de nossas orígens étnicas,porém cabe lembrar que neste meu novo olhar não há povos de raça pura.
A raça humana é um conjunto de etnias que se mesclaram do resultado de outras e que podem ser apenas distinguidas entre os grupos sociais que tem a mesma cultura,fala a mesma lingua e que tem histórias e origens comuns.
O velho ditado : "Todos somos iguais perante Deus" deveria se estender para "perante Deus e os homens" pois acredito que nenhum ser humano possa definir sua pura ancestralidade. Sendo assim , falando das muitas gerações que nos trouxeram até aqui,é bem provável que o sangue que corre em nossas veias seja composto da realeza,guerreiros ,escravos,trabalhadores de todos os tipos e cores descaracterizando as atitudes e pensamentos negativos referentes a diferenças raciais.
"Temos direito à igualdade quando a diferença nos inferioriza e direito à diferença quando a igualdade nos descaracteriza".(Boaventura de Souza Santos)

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Ok Jaque! Que bom que te dedicaste de "corpo e alma" neste trabalho. Todavia, fica a curiosidade: e as demais inters?! E o PA? E as outras evidências?!

"voltaremos"!

Ok?! Abraços e uma ótima semana!
Daiane.