terça-feira, 20 de outubro de 2009

Que saudade do Gabriel !

Neste semestre a presencial mais esperada para mim foi a interdisciplina de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) com a Professora Carolina,que é uma simpatia de pessoa e fala muito! Com a ajuda de uma intérprete tivemos uma noite muito agradável,descontraída e cheia de informações.
Receber o primeiro e-mail da professora Carolina me deu mais motivação para realizar a atividade de interpretação do diálogo entre três pessoas que falavam em LIBRAS.
Os desafios enfrentados por ela para chegar até aqui foram muitos com certeza, nota -se quase uma perfeição em sua escrita, imagino que a angústia em se comunicar tenha sido igual ou até mesmo pior a que senti tentando interpretar o diálogo.
Me recordei então de meu aluno Gabriel,deficiente auditivo e um encanto de criança, que fez parte da minha história docente e que muito pouco ou nada pude fazer por ele. Desde essa época tive vontade de realizar uma formação para atender alunos especiais mas não pude,agora estou tendo um pequeno gostinho do que seria esse trabalho e das grandes possibilidades existentes.
A diferença incomoda por causa das limitações que são impostas, é tempo de pensar e realizar a inclusão pois quando surge um caso na escola não há tempo de se aprender como lidar,é muito complexo e a criança acaba saindo da escola assim como aconteceu com o Gabriel.

Um comentário:

Beatriz disse...

O importante é que agora já tens um pouco mais de elementos para um outro Gabriel. Sempre teremos alunos diferentes, mesmo que não tenham nenhuma diferença física ou mental visível. O importante é termos percebido que essas diferenças é que enriquecem a todos. Turma homogênea como se queria no passado não está com nada!!
Um abração
Bea