domingo, 13 de dezembro de 2009

Educação de Jovens e Adultos

No dia 02 de dezembro ocorreu a presencial com a interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil,onde fizemos a apresentação dos pôsteres encerrando os trabalhos da mesma.
Podemos apresentar a nossa realidade como sujeitos de conhecimentos, aprendizagens e reflexões que são características da produção de nossa ação junto à educação.
O diálogo teórico-prático e intercultural sobre o vivido trouxeram muita emoção,conversas, elementos e trocas para compor a história da educação e do EJA.
Na opinião dos professores do EJA que colaboraram para a construção do trabalho de nosso grupo, essa modalidade de educação continua em um plano utópico apesar de os educadores e seus discursos serem embasados teoricamente. Nas palavras do Professor Helvécio, isso é muito bom pois utopia é um sonho e os sonhos são ideologias que poderemos ou queremos alcançar.
Por falar em Professor Helvécio, não poderia deixar de registrar aqui minha admiração pelo modo respeitoso e digno com que avaliou os trabalhos. Suas intervenções eram objetivas compartilhando experiências com muita humildade,carisma e uma amorosidade que me lembraram as leituras de Paulo Freire.As citações abaixo evidenciam meu pensamento e referem-se às leituras:
“O diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo,para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu. Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda”.
A humildade é compatível ao diálogo, as contribuições dos outros criam e recriam novos saberes favorecendo um clima de confiança entre os sujeitos na leitura do mundo que os cerca.
Referência:
FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89

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