terça-feira, 11 de maio de 2010

Seminário de Educação 2: tecnologia

Criei uma espectativa muito grande para meu segundo dia de seminário pois se teratava de um assunto que está no meu dia a dia,devido ao estágio e toda a formação do PEAD.
Não sei o que esperava na verdade,talvez alguma fórmula mágica para os problemas que não estou conseguindo resolver...
A princípio a palestrante mostrou charges e uma linha do tempo sobre as tecnologias que me fez lembrar do questionamento feito pela professora Iris quanto ao meu slide sobre a evolução tecnológica em http://jaqueaferreira.blogspot.com/2010/04/evolucao-tecnologica.html O que isso acrescentaria nas nossas aprendizagens?
Me coloquei neste momento no lugar de meus alunos e ao mesmo tempo no lugar da palestrante,as intenções às vezes não ficam claras e observando as pessoas na sala percebi os motivos do questionamento e comentário feito pela professora.
A expectativa das pessoas e o que a palestrante estava passando criou um clima de desinteresse percebido pela mesma,causando-lhe um desconforto,assim como me senti.
Na verdade as intenções são boas apesar de não serem percebidas no instante,assim como um amargo remédio que trará resultado mais tarde.
Por que não iniciar então a palestra com a história da tecnologia? Penso que muitos dentro daquela sala adquiriram novos conhecimentos,até mesmo eu. Vendo e revendo nossos conceitos descobrimos detalhes que passam despercebidos.
Durante a palestra tivemos sugestões de sites e atividades úteis para os trabalhos pedagógicos,continuamos aprendendo e reaprendendo,precisamos aproveitar todo tipo de informação para melhorar o trabalho docente e não ficar pensando que estamos na hora errada no luigar errado.

Um comentário:

Iris disse...

Jaque, querida

Espero que esta experiência tenha deixado claro o que tentei te dizer sobre apresentares para teus alunos slides com imagens de tecnologias que antecederam os computadores.
Assim como aconteceu com vocês nesta palestra, a questão é o sentido ou a falta dele. Que sentido tinha para vocês, naquele momento, a história da tecnologia? Gastar energia vendo e tentando entender esta linha do tempo e evolução veio mais de encontro às expectativas de vocês do que ao encontro delas, não é? O mesmo deve ter acontecido com tuas crianças, loucas para tocar nas máquinas e pouco interessadas em ouvir e ver sobre "velharias", não achas?
Em outro momento, com outras preocupações e curiosidades em mente, pode ser que esta mesma apresentação faça o maior sentido.
É uma questão de "juntar a fome, com a vontade de comer". :)
Falando nisso, bom te ver aqui "alimentando" este espaço.
Abra@os, Iris