terça-feira, 18 de maio de 2010

Você tem saboreado muitos queijos?


Este vídeo foi apresentado na palestra sobre tecnologia e me fez refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo na minha vida pessoal e profissional desde que fui aprovada no vestibular PEAD/UFRGS,e agora mais especificamente, nas mudanças e ajustes do estágio que estou realizando.
Iniciando o estágio tinha uma visão do geral em termos tecnológicos visto que nossa formação é à distância e por estar trabalhando dentro do ambiente informatizado da escola.
Como estagiária neste espaço que é inovador para todos estava cheia de expectativas e planos, percebi a grande dificuldade e responsabilidade que teria pela frente,sendo alertada também pelas professoras. Sou uma pessoa de personalidade forte e gosto de desafios, parti logo para um planejamento que poderia dar certo ou não, fui orientada,desafiada,questionada e provocada muitas vezes fazendo – me buscar novos planos : A,B,C,D...Z se fosse preciso.
No momento em que estava assistindo ao vídeo passava pela minha cabeça toda esta etapa que estava desenvolvendo e me senti fortalecida por estar na direção certa embora as coisas não estivessem saindo como eu pensava.
O que aprendi junto com o vídeo é que precisamos buscar novas direções,mudar,abandonar velhos hábitos,sair do conforto para alcançar o sucesso profissional e pessoal.
O medo do desconhecido, a comodidade são os labirintos que devemos explorar e o conhecimento adquirido é o queijo que vamos saborear independente do seu tamanho. Muitas vezes não seremos reconhecidos ou compreendidos mas se fizermos nosso trabalho buscando o melhor para nós e para o outro com certeza as recompensas chegarão.
Todos temos condições e um talento especial para buscar metas e traçar planos visando um queijo diferente mais à frente se nos basearmos no conhecimento prévio,adaptação e mudança. Para isso é necessária formação, cooperação, interação, ampliar horizontes, fazer, refazer...refletir sobre nossas ações.
Encerro esta postagem com uma frase de Charles Chaplin ,representando todas estas mudanças e a conquista da tecnologia como suporte pedagógico nas escolas:

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Pois é Jaque, para crescer é preciso enfrentar os desafios e mudar. Creio que isso tens experenciado em tua trajetória no pead, não e´mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI