sábado, 9 de outubro de 2010

A Realidade

A certa altura do segundo semestre começo a sentir o peso da responsabilidade e no que me comprometi. Os poucos dias de descanso devido a realização de interdisciplina nas férias, referentes ao primeiro semestre que fiz junto com o segundo, mais as dificuldades encontradas para fazer as atividades aplicadas diretamente aos alunos me trazem certo desconforto.

Apesar de cansada tive que seguir em frente e ir em busca de mais tempo para as horas de estudo. O lado profissional aliado ao pessoal não me deixam muita escolha, a tristeza bate e o psicológico entra em choque, as evidências do que é realmente o estudo a distância e em especial esta formação afloram derrubando por terra a minha primeira impressão: não é moleza não!

No início do terceiro semestre tivemos a “festa dos bixos”, a recepção calorosa aos novatos que aconteceu nas dependências da faculdade com um almoço maravilhoso,apresentações dos pólos e muita música. Também neste período, mais exatamente no dia seguinte a festa, sofri um grave acidente que mudaria um pouco o rumo das coisas.

Não desisti, recebi apoio sempre que precisei e procurei, mas me afastei da sala de aula durante um longo período, a realização e aplicação das atividades ficaram cada vez mais difíceis. Para driblar estas dificuldades pegava “emprestado” alunos de outras professoras titulares,vizinhos, amigos e a família.

O que percebi nas minhas postagens neste período é que ficaram um pouco sem recheio, ou seja, não é a mesma coisa aplicar e refletir sobre os trabalhos realizados com os alunos diariamente e os que fizeram meus parceiros emergenciais apesar da boa vontade de todos para me ajudar. Em http://jaqueaferreira.blogspot.com/2008/03/portiflio-3-semestre.html ,escrevi:

“... Meu portifólio de um modo geral indicou mudanças e ações cabíveis ,porém restrito ,pois por motivo de saúde estou fora de sala de aula e nem sempre posso praticar o que tenho aprendido teoricamente”.

As colegas apresentavam seus portifólios enriquecidos pelo trabalho em sala de aula e eu apresentava o que conseguia obter de acordo com a minha dificuldade, porém acredito que foram construções válidas e feitas com muito esforço e dedicação e que renderam mudanças e paradigmas.

Como de tudo na vida temos que tirar ensinamentos, até mesmo das dificuldades e principalmente delas, este período me fez refletir ainda mais sobre a busca e uso de tempo para tudo bem como o que tenho e entendo como prioridade na minha vida.

Tempos difíceis...

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Tempos difíceis, e bem aproveitados. Jaque, és vitoriosa e corajosa. E consegues escrever tudo isso muito bem, o que evidencia teu crescimento e elaboração de tudo o que passaste! Bjs! Maura -tutora do SI