domingo, 11 de novembro de 2007

Deixando cair a máscara


Ser professor é um exercício de reflexão ,transformação e aceitação diário.
Reflexão porque a cada dia temos que pensar como e pra quem estamos ensinando.
Aceitação porque devemos ter consciência de que nem tudo é como gostaríamos ,financeira e profissionalmente.
Transformação com o objetivo de resgatar da melhor maneira o que pensamos ou pensávamos ,aceitar e buscar meios de modificar a realidade.
Em algumas de minhas postagens nos fóruns fiquei um pouco chateada em não poder contribuir com atividades realizadas , interessantes para a troca de experiências.Vejam abaixo parte destes comentários nas interdisciplinas de teatro e artes visuais :
"Lendo e realizando as tarefas desta interdisciplina confesso que me achei um dinossauro das artes,fiquei realmente chocada com minha visão e os trabalhos realizados com os alunos sobre arte".
"Acredito que as dificuldades apresentadas se deram em parte por trabalharmos pouco com o lúdico em sala de aula".
Declaro aqui uma dificuldade que nós ,em grande maioria trazemos de nossa vida estudantil,pois não recordo atividades tão lúdicas e significantes daquele tempo.
Agora os tempos são outros,há estudos e cursos de qualificação para mudar a realidade que conhecemos.
Não somos culpados e nem seremos julgados pelo modo de que fomos ensinados e pelo qual estamos passando para os nossos alunos,apenas fomos preparados de acordo com a filosofia da época,que era a melhor naquele momento.
Temos culpa sim se continuarmos trabalhando sem mudanças ,pensando que somos os donos da verdade, fechando os olhos para as grandes mudanças que ocorrem no mundo a cada dia.
Deixar cair a máscara nada mais é do que admitir nossas fraquezas ,somos profissionais em busca do conhecimento que ainda não temos ,(em grupo ,com nossos alunos,na sociedade,no mundo ou sozinhos),o importante é adquirir esta aprendizagem.
Encerro com o pensamento de A.Herculano:
"Eu não me envergonho de corrigir e mudar minhas opiniões,porque não me envergonho de racionar e aprender"

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá, Jaque!
Como é difícil romper com a metodologia na qual fomos ensinados? Porém isto não significa que estamos determinados a repetir aquilo que aprendemos, concordo contigo que temos a possibilidade de fazer diferente.
Entretanto quando falas em culpa me remete a noção de criminoso, por isto penso que é mais uma questão de assumir nossa responsabilidade sobre nossas ações, já pensaste que estas palavras podem assumir significados diferentes?
Fiquei com dúvida sobre a escolha deste marcador "TEATRO - AV", poderia explicar o porquê da escolha?
Abraços, Cátia