sexta-feira, 3 de abril de 2009

Reflexos da alma

Inicio esta postagem parabenizando o belíssimo,místico e dinâmico encontro presencial na interdisciplina "QERESH"(Questões étnico-raciais na educação:sociologia e história). AXÉ !!!
Falo em místico porque a dinâmica realizada em busca da nossa ancestralidade me fez refletir sobre quem sou realmente,quais elementos me caracterizam,quais as marcas herdadas dos antepassados e quais as que repassarei.
O ápice pra mim foi o encontro comigo mesma ao me ver no espelho,o olhar com outros olhos,que em certo momento não me reconhecia e ao mesmo tempo era como se muitos olhares (que não era o meu) me observassem.
Eu era negra, espanhola,japonesa,portuguesa,francesa...brasileira!
Vi as marcas da família que conheço (e que teimo muitas vezes em querer apagar)e por trás muitas outras desconhecidas cujos traços de geração em geração me formaram.
Pensando assim,falando cientificamente,acredito ser desnecessário os movimentos racistas,pois não temos garantia de que somos etnicamente puros.Seguindo as várias tendências religiosas podemos encontrar que:"somos imagem e semelhança","encarnamos e reencarnamos"...Então de que cor é nossa alma?
Tenho como fato que nenhum ser pode ser julgado ou discriminado pela cor de sua pele,aliás não devemos discriminar de forma alguma,mas aceitar que somos diferentes e não precisamos nos afastar por este motivo.

2 comentários:

Unknown disse...

OI,Jaqueline!
Que bom essa disciplina ter te despertado para os "eus" ancestrais que tens dentro de ti!Fico feliz porque,então, de alguma forma, atingimos parte do nosso objetivo!Espero que essa sensibilização se multiplique junto aos teus pupilos. Abraço e forte Asé,Marilene

Daiane Grassi disse...

Oi Jaqueline! Que bom que o encontro presencial tenha te oportunizado tantas reflexões e sentimentos! Pois bem... Não deixe de vir aqui e atualizar o teu blog! Ok?! Volto em breve, Daiane.