sexta-feira, 17 de abril de 2009

Repensando a Inclusão

Considero que qualquer tipo de deficiência,leve ou grave ,traga desconforto e preocupação por parte do portador ou pelos que o cercam. Devido a sequelas motoras herdadas de um acidente estou me preparando para atender no laboratório de informática da escola.
Claro que meu caso nem se compara com a fragilidade e gravidade de muitos outros mas de certa forma mudou meu estilo de vida e trabalho,que requer uma nova adaptação.
O Projeto de Aprendizagem do qual participo( http://decodificandocodigos.pbwiki.com/ ) inicialmente estava direcionado aos códigos de barra e depois rumou para a alfabetização de portadores de deficiencia visual.
Lendo as avaliações dos colegas e reavaliando o que criamos sinto a importância de repensar sobre a necessidade de cada um dos alunos que serão atendidos. Um dos questionamentos feitos pelos colegas sugere que busquemos mais informações sobre a metodologia de ensino dentro da área da informática.
Pensando nisso vejo que preciso ajustar os trabalhos a serem realizados por mim no laboratório,visto que há vários tipos e graus de necessidades especiais.
Através dos vídeos,textos,fóruns e troca de aprendizagens com os pares é importante adaptar e preparar este novo ambiente para que possa acolher a todos.
Todo o cuidado é pouco se realmente quisermos fazer um ambiente diferente ,prazeroso e inclusivo,devemos levar em consideração as aprendizagens recebidas em todas as interdisciplinas ,desde a maneira de como analisar e tratar problemas que possam vir a existir até a escolha do software adequado a fase de cada um.

Um comentário:

LIDIANE disse...

Oi Jaque gostei mutio dessa tua postagem sobre o desconforto das pessoas portadoras de necessidades especiais.E acabo de me tornar tua seguidora, e aderir a esse gadget no meu blog! Bju Lidi