segunda-feira, 14 de junho de 2010

Trocando Figurinhas

Na tentativa de contagiar todos na escola com a tecnologia e tentando fazê-los perder o medo pela inovação, venho realizando as formações e auxiliando individualmente professores ,funcionários e alunos nas dificuldades encontradas.
As dificuldades partem desde o acesso aos e-mails, ligar e desligar, consultar na Internet e outros passos que hoje tiro de letra.
Cada nova aprendizagem e comentário feito, a angústia que passam entre erro e acerto, me reportam para o início do PEAD quando não tinha a pouca e crescente experiência que tenho hoje bem como a noção da grande importância das mudanças provocadas pelo mundo globalizado e informatizado.
Não tenho apenas “transmitido” conhecimentos, mas também tenho aprendido com eles. Temos trocado muitas figurinhas, recebo sites, opiniões sobre o trabalho, sou incentivada e os incentivo a superar os limites.
Acho importante falar que me ensinam e que ainda não conhecia determinados assuntos que me passam, vejo que ficam contentes e tímidos ao mesmo tempo pensando que eu sei tudo sobre tecnologia.
Hoje a tecnologia está se tornando um vício em minha vida, bem o contrário do que pensava antigamente, parte disso por trabalhar no ambiente informatizado e também por entender que muita coisa ainda não tenho conhecimento.
Certa vez quando era estudante de sétima ou oitava série e iniciavam os primeiros movimentos em prol da informatização, apareceram na minha escola um grupo de pessoas de uma respectiva escola de informática oferecendo uma meia bolsa de estudo para quem criasse uma frase de destaque sobre a computação.
Todos os alunos fizeram e fui sorteada com a frase que lembro até hoje:
“Tecnologia, um passo para o futuro.”
Curta e grossa traduzi no passado o meu presente, infelizmente naquela época não tinha condições financeiras para freqüentar o curso. Vinda de família humilde como muitos de meus alunos, guerreira e sempre correndo atrás para conseguir manter os compromissos, se não fosse a oportunidade de fazer o PEAD/UFRGS e a escola que me ofereceu um curso de informática completo, eu certamente não estaria onde estou.
Penso nos meus alunos, felizmente estão em uma nova era com a oportunidade de terem aulas informatizadas e conhecerem a utilidade da tecnologia na prática, procuro então oferecer a eles um trabalho diferenciado contagiando-os para que aproveitem o pouco que se pode oferecer e que muitos de nós não tivemos.
Penso que ao terminar o PEAD terei mais tempo para distribuir melhor meu tempo, planejar, pensar na família e trabalho, mas procurar não perder os contatos e atualizações dentro da informatização.

Nenhum comentário: