segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agora é tudo ou nada!

O tempo passou e agora olho para trás relembrando o início de toda esta caminhada.

Chegou o momento de colocar em prática todas as aprendizagens construídas e reconstruídas através do estágio obrigatório para a conclusão do curso. Este momento parecia tão distante quando aqui cheguei e agora se torna um grande desafio, maior do que poderia imaginar.

Não esquecerei a frase da Professora Bea na primeira presencial do Eixo VIII: “estás consciente de que teu estágio será mais difícil do que os outros?” Isso porque desenvolvi meu estágio dentro do ambiente informatizado (AI), que é um ambiente novo dentro da escola, completando este mês apenas um ano.

As expectativas para este trabalho foram muitas para todos, principalmente para mim que estava afastada da docência por motivos de saúde, e cheguei caindo de pára-quedas dentro de um local que traz a esperança de uma educação inovadora.

Ao iniciar meu estágio pensava que os alunos já estivessem construído seus conhecimentos sobre o uso do computador, da Internet, ferramentas do Word e as TICs (tecnologias da informação e comunicação) tendo em vista o movimento que cresce em prol da inclusão digital e suas falas em orkut e MSN. Também imaginava que os professores estariam preparados para utilizarem este espaço de forma pedagógica para o enriquecimento de seus planejamentos.

Pensei,pensei,pensei... Só pensei!

Tive muitas dificuldades para conseguir adaptar meu planejamento em torno da realidade em que me encontro, procurei caminhos e caminhei muitas vezes solitariamente pelos mesmos em busca de explicações e soluções para desenvolver as atividades. A companhia das professoras e tutoras, em especial Íris e Rosane, foi meu porto seguro que em meio a tantas provocações fizeram com que encontrasse o rumo.

Pensando em tudo que foi feito durante este período de estágio, posso concluir que utilizei um pouco de tudo que aprendi em todas as interdisciplinas tais como: o uso das tecnologias, incentivo à comunicação (com a aluna deficiente auditiva da escola), inclusão (aluna com problemas motores), planejamento (individual e paralelo), o letramento (com os alunos do segundo ano que tenho bastante dificuldade), as questões étnico raciais que deram o tema “Identidade” ao meu trabalho e também a ludicidade e a importância do brincar.

Tudo e todos foram importantes para esta etapa, pois os conhecimentos adquiridos foram elementos fundamentais para minhas reflexões e transformação.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Lembro bem Jaque quando a Bea te disse isso! E agora, tudo passou, ficando o que construiste para ti com a experiência. Foi um desafio do qual saíste vitoriosa, provando para ti mesmo que com dedicação, motivação e estudo consegues atingir teus objetivos. Bjs, Maura - tutora do SI