segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Considerações finais

Está chegando a hora do “Gran Finale”, estou envolvida neste momento no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório para a conquista da graduação em Pedagogia, modalidade à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Agora é hora de colocar no papel sobre as teorias e teóricos que direcionaram o trabalho, os nervos estão aflorados e as lágrimas correm, coragem é a palavra de ordem.

Muitos foram os desafios, encontrei contratempos, pensei em desistir e em insistir, ora queria parar e em outra continuar, mas aqui estou... Sobrevivente!

Analisando o trabalho que teve início em 2007, fico grata em perceber o quanto cresci construí e reconstruí muitas aprendizagens, e se hoje me encontro neste patamar é porque me apoiei em ombros gigantes.

Este espaço evidencia um trabalho que para muitos e até por mim mesma era desacreditado, pois o que esperar de uma formação à distância, moleza? Que nada!

Foi um trabalho árduo e dedicado que traz provas de meu crescimento tecnológico e pedagógico, atuando no ambiente informatizado da escola e procurando articular professores e alunos em prol da inclusão digital. Bom lugar para quem não tinha computador nem e-mail, não conhecia as ferramentas da tecnologia, deletou muitos trabalhos por não salvar e muito menos sabia copiar e colar gravuras ou navegar na Internet.

Blog, rooda, wiki... Que é isso? Via as colegas pelos corredores a falarem nestes ambientes estranhos e hoje me vejo a incentivar o uso dos mesmos e outros pelos professores e alunos. As postagens iniciais eram simples, muitas nada a ver com o que esperavam os professores, hoje são carregadas de argumentos e evidências.

As apresentações dos portifólios nos finais de semestre de início foram mais acanhadas, mas a criatividade aflorou mostrando que a superação era uma meta e sem preconceito exerci minha negritude, como ficou registrado na postagem do blog em http://jaqueaferreira.blogspot.com/2009/08/olaprofessorestores-e-colegas-para-quem.html

A falta de tempo foi minha maior dificuldade, pois com tantos afazeres estudava na madrugada enquanto todos dormiam, dificultando as trocas on-line , os trabalhos em grupo e até mesmo a ajuda dos professores e tutores.

O Reitor em seu discurso de boas vindas aos calouros disse: “sintam-se acadêmicos desta faculdade tanto quanto os demais em modalidade presencial”. E assim nunca me senti só, mas há pessoas e trabalho por trás dessas palavras que garantiram o sucesso deste curso pioneiro.

Por este motivo deixei propositalmente para escrever sobre o Seminário Integrador nesta última postagem. A dupla Beatriz e Íris que nos acompanha desde o início e responsáveis pela costura entre as interdisciplinas foram incansáveis e imbatíveis,tanto é que estão sendo lembradas e homenageadas em nossa colação de grau.

Conhecidas em nosso meio acadêmico como as “BIRIS” e tendo a ajuda dos professores e tutores conseguiram manter o grupo virtual mais presencial que conheço.

Dedicação na resolução de problemas tecnológicos, compreensão nas intempéries da vida, na dificuldade de realizar os trabalhos, problemas pessoais, profissionais e de personalidade marcaram a presença destas duas na minha vida acadêmica e acredito que na de muitos outros.

Mas não pensem que tudo foram flores... Elas nos provocaram, cutucaram, ora eram nossas heroínas e em outras as vilãs e de tanto chorarmos criaram o “muro das lamentações” onde colocávamos nossas aflições.

Com esta longa caminhada lado a lado nos conhecem como ninguém: o modo de escrita, o temperamento, quem fica mais nervosa com o que, o que faz e o que não consegue fazer sem ajuda.

Vi durante este percurso os ensinamentos de Paulo Freire percorrerem nossas aprendizagens, com exemplos de amorosidade e coragem pra continuarmos com as mudanças que são difíceis mas possíveis, através da competência dos professores e tutores que estiveram conosco. Agradeço pelo processo de reflexão que tive diante da minha prática que foram mediados pelo constante incentivo de todos.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." (Paulo Freire).

“Não somos o que deveríamos ser; não somos o que queríamos ser; mas graças a Deus, não somos o que éramos.” (Martin Luther King).

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Bela trajetória Jaque! Foi um trabalho coletivo, com muitas vitórias pessoais, tuas. Superação e coragem são mesmo as palavras da ordem! Sucesso querida e curta os frutos! Bjs, Maura - tutora do SI