segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Chegando ao Eixo VII

Comunicação foi tudo para este eixo, o incentivo para entender que há muitas formas de se comunicar e interpretar as mensagens marcaram esta caminhada.

Como mãe,esta interdisciplina veio na hora certa pois meu filho estava em uma creche e me deixava muito preocupada com suas narrativas. Aprendi que tanto em casa como em outros locais as crianças misturam realidade e ludicidade,mas há de se prestar bem a atenção para o que é narrado que no fundo podemos captar fatos que podem estar influenciando positiva ou negativamente em seu desenvolvimento.

Por não entender bem a fase de desenvolvimento em que se encontrava o Victor,pensávamos que ele estava criando pequenas “mentiras” e preocupados com a moral e os bons costumes até o recriminávamos pelos fatos. Felizmente através das leituras e propostas nas atividades pude ficar mais tranqüila e acompanhar com mais entusiasmo suas histórias,que como escrevi na postagem do meu blog em: http://jaqueaferreira.blogspot.com/2009/10/era-uma-vez.html ,foram muito incentivadas desde cedo.

O interessante deste semestre também foi entender através da história da educação de jovens e adultos , que a narrativa dos mesmos na fase de alfabetização também traz fatos de seu cotidiano. Além disso também pude entender melhor as políticas públicas e o movimento em prol da história do projeto SEJA (serviço de educação de jovens e adultos ) que foi implantado na nossa escola há muito tempo, fortalecendo a apresentação dos pôsteres na presencial com a interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil,onde fizemos encerrando os trabalhos da mesma, que consta em http://jaqueaferreira.blogspot.com/2009/12/educacao-de-jovens-e-adultos.html

Neste semestre também tivemos a interdisciplina de didática , planejamento, avaliação e projetos que me colocou em situações de conflito e reflexões sobre a inclusão.

Também pude constatar que meu forte não é a alfabetização e talvez por este motivo tenha garantido, durante minha vida docente , mais experiência com terceira e quarta série.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que coisa boa, não é mesmo! As aprendizagens e experiências valem para a vida, seja profissional, pessoal, familiar, etc etc! Basta perceber a sutileza disso e abrir-se para o novo! Bjs, Maura - tutora do SI