sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comemorando.

No final do mês que passou completei mais um ano de matrimônio (agora são oito) e desde que nosso filho nasceu ele faz parte dos passeios e comemorações.

Este ano resolvemos mudar e deixamos o rebento com a vovó,passeamos bastante e a certa altura do dia já batia uma saudade e um vazio inexplicável do garoto.

Foi um dia especial e agradável,diferente da correria dos demais não só pela comemoração mas também por estarmos em uma nova fase de vida.

Entre outras coisas tivemos um dia inteiro para refletir em torno da convivência com a família, planos para o futuro, fizemos “DR” (discutir a relação rsrsrsr), analisamos nossa relação com os amigos, fomos ao teatro, falamos do filhote e repensamos ações do cotidiano.

Observei que esta postura e muito do que conversamos tem conexão com o que aprendi na interdisciplina de psicologia: convivência, as diferentes fases da vida, o desenvolvimento infantil e até mesmo explicar o vazio que estávamos sentindo. Será que já iniciamos um processo precoce de síndrome do ninho vazio?

Muitos casais, segundo o que li sobre o assunto, dedicam-se e ficam tão acostumados com a presença dos filhos que a certa altura da vida tem que se readaptar às rotinas diante da ausência dos mesmos.

Sobre este assunto fizemos um trabalho em grupo, na interdisciplina de psicologia com o nome de "Síndrome do ninho vazio e Geração canguru", apresentado no 4ºSalão de Graduação e 5º Salão de Educação à Distância na UFRGS e encontra-se no link:

http://projetostematicos.pbworks.com/Gera%C3%A7%C3%A3o+Canguru+e+S%C3%ADndrome+do+Ninho+Vazio

O evento foi grandioso e como relatora me senti muito valorizada, na postagem

http://jaqueaferreira.blogspot.com/2009/05/blog-post_8816.html coloco um pouco do que aconteceu nesta estréia:

“Deu aquele "friozinho na barriga" devido a grande responsabilidade de representar o grupo, os demais colegas ausentes, nosso pólo (Alvorada) e todo o trabalho que os professores e tutores vêm desenvolvendo.

Estou muito feliz com a participação e incentivo dos colegas, tutores e professores manifestados por e-mails e também pessoalmente, depois da apresentação tudo virou festa”.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

É Jaque, as aprendizagens perpassam nossa vida, em todos os sentidos. Ainda bem, não é mesmo! Parabéns pela data!!Bjs, Maura - tutora do SI